Ricardo Rio assumiu o cargo de presidente do Global Parliament of Mayors (GPM), sucedendo a Peter Kurz, autarca de Mannheim.
O Presidente da Câmara de Braga esteve presente num encontro da Direcção Executiva da rede, que decorreu este fim-de-semana, na cidade alemã de Mannheim, e foi aí que se sucedeu esta transição.
Este momento destaca a cidade e demonstra o reconhecimento internacional do trabalho realizado pelo Município no fortalecimento das relações multilaterais entre cidades e na promoção da democracia.
No seu novo papel, Ricardo Rio compromete-se a “impulsionar” o trabalho do GPM, uma plataforma global que reúne líderes municipais de todo o mundo para enfrentar os desafios mais prementes da actualidade.
“O meu objectivo é apostar na promoção do diálogo e a cooperação entre líderes locais, influenciando as organizações regionais e globais na tomada de decisões que afectam directamente as cidades e as suas populações”, afirmou o autarca.
Ricardo Rio terá como prioridade a promoção da democracia nas cidades durante o seu mandato como presidente. “Acredito firmemente que a participação dos cidadãos é essencial para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Além disso, estou empenhado em reforçar a importância das relações multilaterais entre cidades, reconhecendo que estas têm muito a ganhar ao partilhar conhecimentos e boas práticas, mas também para influenciar as decisões dos governos nacionais e entidades internacionais”.