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100 carruagens, quase 2 km. Suíça bateu recorde de comboio de passageiros mais longo do mundo

100 carruagens, quase 2 km. Suíça bateu recorde de comboio de passageiros mais longo do mundo
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Publicado em 29 de outubro de 2022, às 16:18

A tentativa de recorde celebrou 175 anos da ferrovia suíça com uma viagem por um troço da Linha de Albula.

1.910 metros, 25 composições de quatro carruagens, quase 3 mil toneladas. São estes os números com que foi batido, este sábado, o recorde de comboio de passageiros mais longo do mundo, numa viagem por uma das mais espetaculares linhas ferroviárias nos Alpes suíços. A empresa Ferrovia Rática (Rhätische Bahn, RhB), uma operadora ferroviária privada na Suíça, estabeleceu assim o novo recorde de comboio de passageiros mais longo do mundo em via estreita na Linha de Albula. A linha, percorrido pela composição recordista no troço entre Preda e Alvenau, foi inscrito em 2008 na Lista de Património Mundial, da UNESCO, em conjunto com a Linha de Bernina. O comboio atravessou 22 túneis e 48 pontes, incluindo o icónico Viaduto de Landwasser, símbolo da ferrovia local com 65 metros de altura e 142 metros de comprimento, percorridos sempre em curva. A viagem, que em condições normais pode ser feita em 30 minutos, demorou uma hora, já que o comboio não ultrapassou os 30 km/h nesta tentativa de quebrar o recorde mundial. Habitantes locais e entusiastas colocaram-se ao longo do percurso para observar o comboio histórico, numa viagem que gerou cerca de 4.000kWh (quilowatt-hora) através da recuperação da energia nas travagens – energia introduzida na rede e utilizada por outros comboios na rede ferroviária, assim como pelos consumidores nas suas casas. Muitos dos entusiastas partilharam nas redes sociais imagens do acontecimento, permitindo perceber o impacto visual de um comboio tão longo a serpentear pelas linhas sinuosas dos Alpes na Suíça.

Wauw, wat gaaf dit! #langstetrein pic.twitter.com/rcFw3F9ZfD

— Maurits Wever (@mauritswever) October 29, 2022

Outros estiveram mesmo a bordo do comboio para a viagem histórica. A RhB tinha promovido pacotes especiais para a participação no evento.

Geweldig. #langstetrein pic.twitter.com/oLrMgcXkBe

— Treinreiziger.nl (@treinreiziger) October 29, 2022

Entre os vários desafios da viagem esteve o controlo sincronizado de todas as composições, já que todas devem acelerar e travar ao mesmo tempo, apesar de apenas ser possível controlar quatro comboios a partir de uma cabine de maquinista. Tal foi conseguido através de um sistema de comunicação separado no comboio, permitindo a coordenação entre sete maquinistas e 21 técnicos. Para além disso, o comboio foi equipado com um software especial para a viagem, e a sua capacidade de travagem reduzida. De acordo com o diretor da Ferrovia Rática, Renato Fasciati, a tentativa de recorde foi concretizada com a intenção de realçar os feitos de engenharia na ferrovia suíça e para celebrar 175 anos de operação da mesma.
Autor: João Pedro Quesado