twitter

Vasco Botelho da Costa pede Moreirense ao “melhor nível” frente ao SC Braga

Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 03 de abril de 2026, às 14:33

Jogo realiza-se amanhã, às 18h00

O treinador Vasco Botelho da Costa afirmou hoje que o Moreirense deve estar ao “melhor nível” e “compacto” para ombrear com um Sporting de Braga “muito competente”, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Convencido de que a equipa de Moreira de Cónegos realizou um dos “melhores jogos” da presente época quando visitou o Estádio Municipal de Braga, na primeira volta, apesar da derrota por 2-1, o técnico vincou que a formação ‘arsenalista’ está “mais consistente” em relação à primeira volta, circunstância que, a seu ver, dificulta a tarefa dos seus pupilos.

“O Braga subiu um patamar em relação há uns meses. É uma equipa muito competente no momento defensivo, que procura ao máximo evitar que os adversários joguem. A nível ofensivo, tem muita qualidade. É uma equipa forte que nos vai obrigar a ser compactos e a estar no nosso melhor nível de agressividade defensiva”, disse, na antevisão ao jogo marcado para sábado, às 18:00.

O ‘timoneiro’ do Moreirense acrescentou que o desafio com os bracarenses é “muito apetecível” por ir ao encontro do objetivo de “tirar pontos às melhores equipas do campeonato”, algo que a equipa do concelho de Guimarães tem tido dificuldades em conseguir.

Oitavo classificado, com 35 pontos, o Moreirense já garantiu o principal objetivo da temporada, a manutenção, mas atravessa uma fase de cinco jogos sem vitórias, situação que Vasco Botelho da Costa afirmou nunca ter vivido antes na carreira e que quer reverter.

“Não é igual acabar em oitavo ou sétimo, sétimo ou sexto, sexto ou quinto. (…) Temos sofrido mais golos do que aqueles que gostaríamos. É importante deixar a baliza a ‘zeros’. A equipa tem perdido produção ofensiva. É algo que queremos recuperar. A nível classificativo, queremos terminar o mais acima possível”, analisou.

Com o médio Alanzinho e o extremo Cédric Teguia de volta às opções após recuperarem das lesões, o treinador ainda não pode contar com os laterais Leandro Santos, Dinis Pinto e Álvaro Martínez, com o central Michel e com o ponta de lança Yan Lincon, jogadores lesionados, cuja ausência tem prejudicado a qualidade dos treinos.

“Estas semanas não têm sido fáceis para nós, principalmente no dia-a-dia. Os nossos meninos dos sub-19 têm sido uns ‘heróis’, mas o treino acaba por não ter a mesma qualidade. A intensidade não é a mesma”, admitiu.

Vasco Botelho da Costa explicou, aliás, que o condicionamento do plantel pelas várias lesões que o afetam foi a causa para o seu desagrado com a postura dos adeptos, de contestação aos jogadores, após a derrota da ronda anterior, com o Arouca (1-0), embora acredite que eles vão comparecer “em grande número” para apoiar a equipa frente ao Sporting de Braga.

“Tem havido uma relação mútua, em que os adeptos puxam pela equipa e a equipa puxa pelos adeptos. São fundamentais. Também sei perfeitamente o que é ser adepto, o que é sentir um clube. Incomodou-me sentir que os jogadores estavam a ser alvo, porque era o quarto jogo consecutivo só com 17 jogadores na ficha de jogo. Os jogadores não mereciam, porque têm sido uns campeões dentro da adversidade”, disse.

O Moreirense, oitavo classificado da I Liga portuguesa, com 35 pontos, recebe o Sporting de Braga, quarto, com 46, em partida agendada para sábado, às 18:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, no concelho de Guimarães, com arbitragem de Bruno Costa, da associação de Viana do Castelo.