twitter

«Objetivo é transformar vidas»

Fotografia DR

Mara Soares

Jornalista

Publicado em 13 de janeiro de 2026, às 16:50

Academia Social de Futebol Feminino de Guimarães realizou sessão de apoio a meninas e jovens no desporto.

O Município de Guimarães marcou presença, na passada quinta-feira, numa reunião estratégica da Academia Social de Futebol Feminino de Guimarães, que decorreu no Auditório da Biblioteca Raul Brandão, sob o mote “Futebol com propósito, futuro com esperança”.

Esta iniciativa foi lançada com o objetivo de reforçar a importância do projeto  e de políticas públicas e medidas de apoio que promovam o acesso, a permanência e a participação de meninas e jovens no desporto.

«A Associação Esfera Aplaudida nasce da identificação de uma problemática nacional relacionada com o acesso da mulher ao desporto, especialmente da criança e da jovem desfavorecida. Utilizamos o futebol como ferramenta de integração social e transformação, com impacto real na vida das meninas», destacou Daniel Pacheco, treinador e autor do projeto que  conta com um investimento global de  231 mil euros e cerca de 46 mil euros são cofinanciados pela Câmara Municipal de Guimarães. 

«O grande objetivo do projeto é conseguir transformar a vida das meninas socialmente, preparando-as para a vida dentro e fora do campo», explicou o técnico e coordenador Daniel Pacheco. 

A Academia Social de Futebol Feminino é um projeto de inovação social, enquadrado no Norte 2030, co-financiado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e pela Câmara Municipal de Guimarães, e promovido pela Associação Esfera Aplaudida, em parceria com a ANT.Element.