O Clube de Rugby de Arcos de Valdevez venceu o Sport Clube do Porto no arranque da fase final do CN1, por 15-25. «O vento e a chuva intensa aliados ao estado do terreno não permitiram facilidades. Para além disso, o duro combate físico entre os jogadores das duas equipas impôs-se e o protagonismo foi mais para as defesas que para os ataques», descreveu o clube minhoto.
A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio. Os da casa marcaram ensaio primeiro, ao que os minhotos responderam com outro pelos 15 minutos (10-10). Quase no final da primeira parte o Sport consegue novo ensaio e no último minuto os minhotos reempatam o jogo, com o marcador ao intervalo em 15-15.
Na segunda parte, o equilíbrio não foi tão marcado, e o C.R. Arcos de Valdevez impôs domínio territorial e de posse de bola ao adversário, com uma grande pressão nas formações ordenadas e ganhando acerto nos alinhamentos, mas não conseguia materializar em pontos essa vantagem, também por força da bem organizada defesa dos da casa, provocando erros ofensivos.
A perto de cinco minutos do final, consegue o ensaio do desempate com transformação (15-22), selando o triunfo com a transformação de uma penalidade no minuto derradeiro.
Com esta vitória e à primeira jornada, o clube de Arcos de Valdevez está na frente da classificação, no grupo dos que obtiveram uma vitória, num campeonato que se adivinha muito renhido, tal a proximidade nos marcadores: O RC Lousã cedeu por 33-34 perante o GD Direito, enquanto que o CR Setúbal foi às Caldas da Rainha vencer o clube local por 29-36. O C.R. de Arcos de Valdevez vai receber o RC Caldas este sábado.