twitter

Guimarães já tem Centro de Marcha e Corrida

Guimarães já tem Centro de Marcha e Corrida
Fotografia Luís Filipe Silva

Publicado em 30 de novembro de 2025, às 17:12

Inagurado no passado sábado

Foi inaugurado no passado sábado o Centro de Marcha e Corrida de Guimarães, que vai funcionar junto da Pista de Atletismo Gémeos Castro. O evento contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, António Alberto da Costa Martins, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, José Luís Ribeiro, diretor da Tempo Livre e o antigo atleta Paulo Guerra, atual coordenador nacional de Marcha e Corrida Paulo Guerra.


O Centro de Marcha e Corrida de Guimarães terá como responsável para área técnica, a atleta  Dulce Félix e também Ricardo Ribas, presidente do El Team Comandante.
Paulo Guerra lembrou «os índices ridículos de atividade física» que Portugal ostenta em termos comparativos com outros países, e sublinhou que este programa, que se iniciou há 12 anos, visa «tirar as pessoas de casa e fazer atividade física e, acima de tudo, conviver».
«É um programa muito destinado às pessoas maiores e que informalmente podem fazer caminhadas ou corridas, mas não sabem o que estão a fazer e que aqui, em Guimarães, terão a supervisão de uma atleta como a Dulce Félix.
Paulo Guerra revelou também as parcerias que os inscritos no Centro de Marcha e Corrida poderão beneficiar, tais como um rastreio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia «para ver como está a máquina [coração] dos participantes no programa» e também descontos nos combustíveis da BP.


Guerra lembrou que, tal como no atletismo, os centros de Marcha e Corrida terão rankings do bronze até ao ouro.
Dulce Félix, atleta vimaranense campeã da Europa vai acompanhar os utentes inscritos no Centro e promete «compromisso que de trazer o crescimento da atividade física para a cidade de Guimarães».
«Vamos trabalhar para crescer e também para não chegar ao ouro. Eu fui habituada a conquistar várias batalhas conquistar a batalha de ouro e terça-feira já começámos o treino. Temos sempre que pensar mais à frente mas com um passo cada vez», disse.
O antigo campeão, Domingos Castro, atual presidente da FPA, é natural de Guimarães e fez questão de estar onde na sua cidade Natal para a inauguração do Centro de Marcha e Corrida. «Foi o primeiro onde marquei presença», disse, deixando depois um desafio a António Alberto da Costa Martins, novo vereador do Desporto da edilidade vimaranense.
«Se tiver oportunidade e se tiver tempo mas o tempo é Sua Excelência que o comanda, também poderá se  integrar aqui no Marcha e Corrida».
António Alberto da Costa Martins, vereador do Desporto vimaranense destacou a importância de ter a funcionar um projeto destes na sua cidade. «Eu sou um dos próximos candidatos a integrar este projeto até porque faço parte do grupo dos sedentários e a verdade é que identificar este problema é desde logo o primeiro caminho para a sua solução. Nós todos, no nosso dia a dia, temos uma vida super agitada, familiar, profissionalmente e por vezes temos realmente que criar mecanismos, tempo que nos permita alocar alguma parte do dia a cuidar de nós próprios. Efetivamente este centro traz a Guimarães a possibilidade de todos quantos não praticam nenhuma atividade física, mas também aqueles que praticam de forma informal sua corrida sua caminhada trazê-los para junto daqueles que mais percebem dessas atividades e estou certo que com a ajuda da Dulce Félix teremos aqui um conjunto de pessoas de Guimarães e não só, que virão aqui se associar também para a melhoria da sua condição física que é imprescindível».