twitter

Dupla minhota embala Portugal para os quartos de final do Mundial de Futsal feminino

Dupla minhota embala Portugal para os quartos de final do Mundial de Futsal feminino
Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de novembro de 2025, às 11:20

Ana Azevedo e Kaká apontaram os três golos com que a seleção nacional venceu o Japão (3-1)

Um ‘bis’ da capitã Ana Azevedo, atleta famalicense, e um golo de Kaká, embalou hoje Portugal para os quartos de final do Mundial feminino de futsal, com a seleção das ‘quinas’ a vencer em Manila o Japão (3-1), num triunfo com selo do Minho, com uma dupla que atua no clube fafense Nun'Álvares.

Nesta segunda jornada do grupo C do Mundial, em Pasig, na região metropolitana de Manila, nas Filipinas, o selecionador Luís Conceição promoveu algumas alterações na equipa inicial, em comparação com a estreia, na goleada à Tanzânia (10-0).

Numa modalidade com muitas alterações nos 40 minutos de jogo, Luís Conceição manteve apenas a guarda-redes Ana Catarina Pereira no cinco inicial, acompanhada, desta vez, de Kika, da capitã Ana Azevedo, Carolina Pedreira e Lídia Moreira.

Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira começaram no banco, mas entraram ao longo do jogo, com Luís Conceição, apesar da dificuldade acrescida com o Japão, a rodar uma vez mais todas as jogadoras disponíveis para este Mundial.

Com a noção de ter um jogo de maior risco e exigência, como já avisara na antevisão, Portugal só conseguiu desbloquear o marcador aos 16 minutos, com a Ana Azevedo a marcar, na sequência de um canto.

No mesmo minuto, Kaká intercetou um passe de Sara Oino e em zona frontal fez o 2-0, permitindo à seleção das ‘quinas’ sentir algum alívio, depois de um primeiro quarto de hora com remates promissores, mas diante de um oponente aguerrido.

Na segunda metade, Ana Catarina Pereira adiou o golo do Japão, pese embora Portugal ainda procurasse também o terceiro, mas seriam as nipónicas a marcar primeiro, com um remate forte e colocado de Sara Oino, aos 37.

Com uma diferença mínima no marcador, o Japão apostou em Anna Amishiro como guarda-redes avançada, numa opção sempre de risco, e, com a baliza descoberta, foi Portugal a chegar ao 3-1, com Ana Azevedo a aproveitar um roubo de bola e a fechar o jogo, aos 40.

O triunfo deixa Portugal apurado com seis pontos no topo do Grupo C, à frente de Japão e Tanzânia, ambas com três, enquanto a Nova Zelândia, adversária no sábado, segue em último, sem pontos. O empate basta à equipa lusa para vencer o grupo.

No outro jogo do agrupamento, a Tanzânia, que tinha sido goleada por Portugal, venceu a Nova Zelândia por 4-2.