twitter

"República Checa é o adversário mais complicado do grupo»

Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de novembro de 2025, às 23:16

Seleção de sub-21 joga amanhã, às 17h00 em Hradec Kralove.

O técnico Luís Freire considerou hoje que a República Checa é o adversário mais difícil que a seleção portuguesa de futebol de sub-21 vai defrontar no Grupo B de qualificação para o Campeonato Europeu de 2027.

"O adversário é provavelmente o mais complicado do grupo, é provavelmente o campo mais difícil onde vamos jogar neste grupo. No entanto, trabalhamos também muito aquilo que é o nosso jogo, aquilo que são os nossos comportamentos, a nossa postura, e queremos aplicá-la amanhã", lançou o selecionador da jovem equipa das 'quinas' em declarações ao Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A equipa sub-21 portuguesa disputará na terça-feira, pelas 17:00, frente à República Checa, mais um jogo para a fase de apuramento para o Europeu de 2027 da categoria, numa altura em que lidera o Grupo B, com 12 pontos, mais três do que os checos, com quatro vitórias em quatro jogos.

"Tentamos ao máximo melhorar nestes dias a nossa qualidade, a nossa forma de jogar, trabalhar sob pressão, porque o adversário é uma equipa que pressiona mais, uma equipa mais pressionante também, que tenta encaixar, por vezes, ao homem", acrescentou Luís Freire, no final do treino em Hradec Kralove.

A tática passa por utilizar a "qualidade e intensidade" dos portugueses na circulação de bola para obrigar o adversário a baixar as linhas, procurando fazer golos sem sofrer.

"As vitórias só chegam se tivermos um comportamento 'top', um comportamento, uma atitude, uma forma de estar em campo digna. Nos últimos jogos as vitórias não vêm por acaso, vêm pelo talento, pela qualidade, mas também por muito o espírito que os jogadores têm que ter dentro do campo, e é nessa confiança que eu tenho neles que sei que amanhã [na terça-feira] vamos estar todos por Portugal à procura de mais três pontos, de uma vitória, de sair daqui felizes com a quinta vitória", realçou.

E acrescentou: "É um desafio grande, porque o adversário realmente é o mais difícil, e é um passo que podemos dar juntos, importante na qualificação".

Uma ideia partilhada por Rodrigo Mora, atacante do FC Porto, que também salientou a qualidade dos sub-21 da República Checa.

"Sem dúvidas, é o adversário mais difícil do nosso grupo, mas somos Portugal, acho que somos a melhor seleção, mas o mais importante é ter de provar em campo. Acho que vai ser um jogo muito dividido, com muitos duelos, mas acho que com a nossa qualidade e com a nossa atitude também, acho que vai ser um bom jogo para Portugal", atirou.

Segundo Mora, a seleção lusa deve estar particularmente atenta aos lances de bola parada, um dos pontos fortes dos checos, até para manter a baliza intacta, tal como tem acontecido até agora neste apuramento, enquanto no ataque já são 21 os golos marcados pelos portugueses.

"Tivemos uma semana inteira a treinar, por isso, já estamos todos cientes do que vai acontecer", vincou, considerando que os números obtidos até ao momento mostram que "o grupo está todo a ajudar" e estão "todos comprometidos" com os objetivos da seleção.

Portugal procura a 11.º presença, e quarta seguida, em fases finais do Europeu de sub-21, competição que nunca venceu, apesar de ter chegado às finais em 1994, 2015 e 2021.