twitter

Vitória SC distinguido com Prémio Marketing e Comunicação

Vitória SC distinguido com Prémio Marketing e Comunicação
Fotografia LP

Publicado em 06 de novembro de 2025, às 20:47

Campanha de camisolas oficiais para 2025-26 com tecnologia NFC integrada foi premiada pela Liga Portugal e Marketeer

O Vitória SC foi distinguido com o Prémio Marketing e Comunicação, atribuído pela Liga Portugal em parceria com a Marketeer, no âmbito da realização de uma campanha relacionada com a venda de camisolas oficias para 2025-26 com tecnologia NFC (Near Field Communication) integrada, que culminou num significativo aumento da fidelização do adepto, inserida numa estratégia global de promoção do emblema vitoriano.

 O NFC é uma tecnologia de comunicação por aproximação que permite a troca de dados entre dois dispositivos que estejam próximos sem necessidade de cabos ou emparelhamento. Através da aproximação do telemóvel, o NFC utiliza um campo de radiofrequência para transmitir dados, sendo que, com a aproximação do telemóvel ao chip NFC, o telemóvel abre automaticamente um link que redireciona para os conteúdos pretendidos.

 José Eduardo Viamonte, Vice-Presidente do Vitória SC, realçou a importância desta distinção, a primeira desta categoria na presente temporada, partilhando o prémio com toda a estrutura. “É um gosto para nós receber esta distinção por parte da Liga Portugal. É sinal de que toda a nossa equipa – Marketing, Comunicação e Comercial – se tem dedicado a inovarmos sempre todos os anos e é sempre bom ser reconhecido”, começou por dizer.

 “Através da tecnologia NFC, quisemos trazer à nossa camisola um detalhe único e com várias envolventes, sendo uma delas a luta contra a contrafação, dado que tornámos cada camisola completamente exclusiva. Por outro lado, existe uma personalização e uma comunicação direta para sócios, adeptos e parceiros. Por isso, é um privilégio ter mais um canal aberto. Fomos pioneiros em Portugal, sabemos que já há clubes a seguir-nos e, portanto, é sinal de que fizemos um bom trabalho”, acrescentou.

 Este elemento inovador na camisola, permite, não só reforçar a ligação de sócios e adeptos com o clube, mas também manter a autenticidade dos artigos oficiais, assim como centralizar a informação sobre a atualidade do emblema vitoriano, como explicou Rui Xavier, Diretor de Marketing do Vitória SC.

 "Esta iniciativa foi a continuação de uma campanha contra a contrafação. Todas as camisolas vendidas têm este NFC, que redireciona para um portal com conteúdos exclusivos, onde nós também podemos fazer ativação de marca e ativar novos espaços para comercializar”, revelou, desvendando um pouco dos próximos passos, tendo em vista a melhoria constante da experiência do adepto.

 “Trata-se de introduzir um ID único. Vamos conseguir introduzir o cartão de sócio no NFC, que nos dará a possibilidade de perceber, quando os adeptos entrarem no estádio, quem fez a compra e quem tem a camisola, rastreá-la e, a partir daí, fazer outro tipo de iniciativas e campanhas comerciais. Tendo como base estes três pilares – contrafação, um novo portal mais dinâmico e a possibilidade de novas campanhas de marketing –, agradecemos à Liga Portugal pelo prémio, por ter dado valor e ter reconhecido este projeto inovador”, concluiu.