O antigo internacional do FC Porto e atual diretor para o futebol profissional dos ‘azuis e brancos’, Jorge Costa, morreu hoje aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória, disse à Lusa fonte do Hospital São João.
Segundo a mesma fonte, Jorge Costa “entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência” daquele centro hospitalar, verificando-se o óbito, depois de ter sido transportado para o hospital após ter-se sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
Costa representou os ‘dragões’ em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça. Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.
Iniciou no SC Braga o seu percurso como treinador
Como treinador, Jorge Costa iniciou o seu percurso no SC Braga, de 2006 a 2008, primeiro como adjunto e depois como técnico principal, tendo registou ainda passagens por clubes como Olhanense, Académica, Aris Limassol, CFR Cluj, Paços de Ferreira, entre outros. O último clube que treinou, antes do ingresso no FC Porto como diretor para o futebol profissional, foi o AVS.