twitter

Ricardo Gonçalves regressou ao pódio na Rampa do Caramulo

Ricardo Gonçalves regressou ao pódio na Rampa do Caramulo
Fotografia JBVA Assessoria

Publicado em 24 de julho de 2025, às 12:53

Piloto vimaranense foi terceiro nos Legends

O piloto de Guimarães, Ricardo Gonçalves, ao volante do seu BMW E 46 regressou no passado fim de semana ao pódio da categoria na 6.ª jornada do Campeonato Portugal Montanha JC Group 2025, após uma acesa luta com o Citroen Saxo do piloto de Braga, Filipe Macedo, e o Honda Civic de Tony Silva, assim como o Citroen Saxo  Telmo Costa. O vencedor das categoria foi António Barros, que já se sagrou Campeão no Campeonato Portugal Legend’s de Montanha.

Assim, logo na 1.ª subida oficial de treinos, Ricardo Gonçalves arrancou com o segundo melhor tempo com 1.42.3521 à média de 100,24 km/h, tendo apenas á sua frente o imbatível BMW M 3 de António  Barros., Na 2.ª subida oficial de treinos, o piloto de Guimarães ficou-se pelos 1.40.355 à média de 102,23 km/h e a 4.ª posição no seio da sua categoria.

Chegados à 1.ª subida oficial de prova, que decorreu no final da tarde de  sábado, Ricardo Gonçalves e o seu BMW percorrem os 3,2 km de extensão da Rampa do Caramulo em 1.42.004 à média de 100,58 km/h e a 4.ª posição na classificação do Campeonato Portugal Legend’s de Montanha.

Após uma noite de descanso para máquinas e pilotos, no domingo de manhã, na subida da warm up Ricardo Gonçalves começou o dia a fazer um tempo de 1.46.760 à média de 96,10 km/h, e a 3.ª posição na categoria. Na última subida oficial de treinos, o piloto de Guimarães faz um crono de 1.41.195 à média de 101,38 km/h,  e mantém a 3.ª posição na sua categoria.

Chegados à 2.ª subida oficial de prova, Ricardo Gonçalves alcançou um tempo de 1.39.564 à média de 103,04 km/h e mantém a 3.ª posição na classificação da categoria. Para a última subida de prova, Ricardo Gonaçalves fez toda a extensão da Rampa do Caramulo em 1.37.736 à média  de 104,97 km/h, e a consolidação da 3.ª posição na classificação do Campeonato Portugal Legend’s de Montanha.

No final da prova, Ricardo Gonçalves sublinhou a competitividade existente nesta categoria do Campeonato Portugal de Montanha. «Tal como eu previa foi uma rampa muito disputada ao milésimo de segundo, confesso que tive de me aplicar, ainda vi se tentava chegar ao Filipe Macedo e ao Citroen Saxo, mas não consegui. O 3.º lugar já é bom, mas gostava de ficar logo atrás do Barros. Agora é tempo de paragem, vamo-nos focar na Rampa de Boticas a ter lugar no mês de Setembro», frisou o piloto de Guimarães

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CAMPEONATO POPRTUGAL LEGENDS DE MONTANHA

1º António Barros – BMW M 3

2º Filipe Macedo – Citroen Saxo

3º RICARDO GONÇALVES – BMW E 46

4º António Silva – Honda Civic

5º Telmo Costa – Citroen Saxo Cup