twitter

Vitória SC recebe Fiorentina com os ‘oitavos’ no horizonte

Vitória SC recebe Fiorentina com os ‘oitavos’ no horizonte
Fotografia Vitória SC

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 17 de dezembro de 2024, às 12:20

Última jornada da Liga Conferência.

O Vitória de Guimarães procura ‘carimbar’ na quinta-feira o apuramento direto para os oitavos de final da Liga Conferência de futebol, ao receber a Fiorentina, em jogo da sexta e última jornada da nova fase de liga.

Os minhotos precisam de conquistar apenas um ponto no confronto com os italianos – entre o segundo e o terceiro classificados - para ficarem dispensados de disputar o play-off de acesso aos ‘oitavos’, independentemente dos resultados das equipas mais próximas.

O Vitória de Guimarães, que está a dois pontos da liderança, ocupada pelo Chelsea, é uma das três equipas invictas, em conjunto com a equipa dos internacionais portugueses Renato Veiga, Pedro Neto e João Félix e o Shamrock Rovers, sextos classificados, que se defrontam na última ronda.

Os vimaranenses dispõem de um ponto de vantagem sobre o trio composto por Fiorentina, Legia Varsóvia, treinado pelo português Gonçalo Feio, e Lugano e três sobre a primeira equipa fora da zona de apuramento direto, o Rapid Viena.

Se a formação treinada por Rui Borges ainda pode terminar abaixo dos oito primeiros colocados – os únicos com via livre para a fase a eliminar -, também poderá manter-se na rota dos oitavos de final mesmo perdendo em casa com a Fiorentina, em função dos resultados dos perseguidores.

Com quatro vitórias e apenas um empate (1-1, com o Astana) na fase de liga, a caminhada dos minhotos na terceira competição europeia de clubes torna-se ainda mais impressionante se for contabilizada a fase de qualificação, na qual ganhou todos os seis encontros realizados.

O encontro de quinta-feira, com início às 20:00, opõe o sexto posicionado da I Liga e o quarto da Liga italiana, que conheceram sortes diferentes nos respetivos campeonatos: o Vitória de Guimarães empatou 2-2 com o Rio Ave, após ter estado a perder por 2-0, enquanto a Fiorentina perdeu por 1-0 em Bolonha.

O Panathinaikos, treinado pelo português Rui Vitória, recebe o Dínamo Minsk e procura melhorar o atual 18.º lugar, em zona de play-off, mas sem estatuto de cabeça de série, enquanto o Noah, 31.º, orientado pelo compatriota Rui Mota, defronta o TSC Backa Topola, na expectativa ténue de aceder à fase eliminatória.