twitter

Portugal enfrenta Cazaquistão em teste exigente dos ‘oitavos’ no Mundial de Futsal

Portugal enfrenta Cazaquistão em teste exigente dos ‘oitavos’ no Mundial de Futsal
Fotografia FPF

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 26 de setembro de 2024, às 09:24

A seleção portuguesa de futsal enfrenta esta quinta-feira a congénere do Cazaquistão.

A seleção portuguesa de futsal enfrenta esta quinta-feira a congénere do Cazaquistão, num teste exigente dos oitavos de final do Mundial, que reedita as meias-finais da última edição, vencida apenas no desempate por penáltis.

A equipa das ‘quinas’, que completou um pleno de vitórias no Grupo E da competição, após triunfos sobre Panamá (10-1), Tajiquistão (3-2) e Marrocos (4-1), vai enfrentar o segundo colocado do Grupo D, com sete pontos, no Complexo Universal de Desportos de Andijan, a partir das 20h00 locais (16h00 em Lisboa), em partida dos oitavos de final.

Este embate é uma reedição da meia-final da edição de 2021, na Lituânia, quando os portugueses atingiram uma final histórica – e uma conquista inédita –, apenas através dos penáltis, com um 4-3, após um 2-2 no tempo regulamentar da partida. Antes disso, Portugal soma um triunfo no Mundial2000, na Guatemala, por 6-3, apesar do desaire verificado na qualificação para o Euro2016, quando os lusos perderam 3-1.

O conjunto cazaque terminou no segundo posto do Grupo D, apenas por um golo na diferença de golos com a Espanha, seleção que já foi surpreendentemente eliminada deste torneio pela Venezuela, que se tinha apurado em terceiro no Grupo F. Depois do empate a uma bola com os castelhanos, o Cazaquistão somou duas vitórias por 4-1 com a Líbia e 10-0 com a Nova Zelândia, insuficiente por apenas um tento de diferença sobre a Espanha, que venceu os africanos por 8-0 e neozelandeses por 7-1.

Também esta quinta-feira, as seleções de Irão e Marrocos vão defrontar-se para decidir quem vai para os quartos de final da prova, nos quais já estão Brasil, Ucrânia, Venezuela e Paraguai.