twitter

Castelões e Pedome vencem Taças Concelhias da AFSA

Castelões e Pedome vencem Taças Concelhias da AFSA
Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de junho de 2023, às 18:46

No escalão sénior e veteranos, respetivamente.

A AD Castelões conquistou a Taça Concelhia em Seniores da Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão [AFSA] ao vencer, na final, a formação da Acura, por 2-1.
Uma competição que teve esta época uma fase final inovadora, na medida em que a Taça foi disputada numa final four, que envolveu quatro equipas: o Castelões, a Acura, a Aderm e o Mal.
O Pavilhão Municipal de Famalicão assistiu a quatro jogos que foram verdadeiros hinos de promoção da modalidade e que esgotou por completo as bancadas do recinto durante toda a final four, onde imperou o respeito e o fair-play. Nas meias-finais, o Castelões defrontou e venceu o Mal, por 3-1 e apurou-se para a final; o segundo finalista foi encontrado no jogo entre a Acura e a Aderm, que a equipa de Avidos venceu, já nos segundos finais, a formação de Mogege, por 2-1.
A final, que se realizou no passado domingo, entre Castelões e  e Acura, teve o pontapé de saída a dado pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, que se associou a um evento que faz parte do cartaz da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto 2025.
A Acura foi a primeira equipa a marcar, ainda decorria os primeiros minutos da partida, sendo que o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo. No segundo tempo, o Castelões acabaria por operar a reviravolta no marcador e já na frente fechou os caminhos da sua baliza, mantendo a magra vantagem até ao apito final.
No fim, o Castelões fez a festa em contraste com a Acura que não conseguiu juntar a taça concelhia à taça intermunicipal MKA que havia conquistado na semana anterior.
No escalão de veteranos o Pedome venceu na final o Covense, por 4-3, e levantou a Taça, troféu que juntou ao título de campeão.


Na II divisão, o Barrimau venceu o campeonato e garantiu a presença na 1.ª divisão da próxima época. O mesmo acontece com o Landim (2.º classificado). Neste escalão, o troféu de fair-play foi atribuído à Flor do Monte.
Por fim, na 1.ª divisão, o Outeirense recebeu o troféu de campeão. O Esmeriz, que venceu o troféu de fair-play, acabou por descer à segunda divisão. Além do Outeirense, também o Pedome, a Acura e o Cajada estarão na Taça Intermunicipal MKA da próxima época.

Para a direção da AFSA, a final four correspondeu às expetativas e deu uma imagem da valia das competições concelhias. “Foi dada uma cabal demonstração do importante papel que as nossas competições têm no panorama desportivo local e regional. Não só conseguimos arrastas multidões como somos capazes de realizar jogos de alto nível, com o máximo de tolerância e respeito por todos. Estamos muito satisfeitos com esta experiência, apesar da mesma representar um elevado encargo para a organização”, refere Márcio Sousa, sublinhando os rasgados elogios que lhe foram chegando pela aposta que foi feita.


O dirigente considera que Famalicão é um exemplo para o país também no panorama desportivo e acrescenta que a presença dos responsáveis autárquicos neste evento “é um estímulo para todos nós”, esperando poder continuar e aumentar a parceria com o Município para que o futsal concelhio possa continuar neste processo de desenvolvimento.