twitter

Desfechos diferentes para SC Braga e Vitória SC

Desfechos diferentes para SC Braga e Vitória SC
Fotografia SCB

José Costa Lima

Jornalista

Publicado em 27 de maio de 2023, às 23:20

Fecho da I Liga coroou o Benfica como novo campeão

O SC Braga encerrou a sua participação na I Liga de futebol, versão 2022/23, com uma vitória na receção ao Paços de Ferreira. Os golos de Djaló, Ricardo Horta e Banza permitem aos arsenalistas acabar o campeonato com a melhor pontuação de sempre, 78 pontos, embora a cereja em cima do bolo tenha sido alcançada a semana passada, quando se qualificou para a terceira pré-eliminatória da Champions.

Já o Vitória de Guimarães acabou por descer ao sexto lugar depois do desaire na casa do FC Porto. A equipa de Moreno Teixeira viu-se ultrapassada pelo Arouca (5.º), que foi ao Algarve vencer o Portimonense, por duas bolas a zero. Significa isto que os conquistadores começam a pré-época mais cedo, uma vez que terão de disputar a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência.

Nota final para o Benfica, águias que conquistaram o 38.º título da sua história, depois de terem vencido o Santa Clara, por 3-0. De nada valeu, portanto, o triunfo do FC Porto contra o Vitória de Guimarães. Os portistas terminaram em 2.º, atrás do campeão Benfica e a uma distância de três pontos.

Santa Clara e Paços de Ferreira descem à II Liga, e o Marítimo (antepenúltimo) vai disputar o play-off de manutenção/subida com o Estrela da Amadora, 3.º da II Liga. O Moreirense, recorde-se, foi o campeão do segundo escalão do futebol português e em 2023/2 volta a jogar no mais alto patamar.