As crianças internadas no Hospital de Braga vão passar a ter a visita regular de jovens estudantes universitários, que vão ajudar a minimizar o impacto do período de internamento e tentar descobrir os seus sonhos, que depois serão realizados através da ação da “U.Dream”, uma associação fundada em 2013, que pretende ajudar a concretizar os desejos dos mais novos, sobretudo daqueles que apresentam maior fragilidade social.
Esta é uma nova iniciativa da “U.Dream”, que nasceu na cidade do Porto, mas que já se expandiu para Braga e que já conta com o envolvimento de cerca de 150 estudantes, que decidiram contribuir com «uma ação decisiva para melhor/transformar a vida de outros».
Os voluntários vão visitar as crianças internadas no Serviço de Pediatria, onde vão desenvolver atividades lúdicas (jogos e leituras), enquanto identificam os sonhos e necessidades maiores dos pequenos utentes, que continuarão a ser acompanhados por um período de dois a três meses após a alta hospitalar.
«O nosso objetivo é acompanhar crianças em estado de saúde ténue e criarmos ligações com as suas famílias, para que seja possível realizar os seus sonhos, que serão depois concretizados através das diversas instituições e empresas parceiras da “U.Dream”», explicou Diogo Cruz, fundador e responsável nacional da associação, no ato de assinatura do protocolo com a administração do Hospital de Braga.
O dirigente associativo notou que além da realização dos sonhos dos mais novos, a “U.Dream” está apostada em «fazer dos estudantes universitários verdadeiros líderes sociais, que cumpram um "plano de desenvolvimento pessoal", que culmina na realização do sonho de uma criança», com preferência para os filhos de famílias mais desfavorecidas e que tenham maiores dificuldades em lidar com a situação de doença de um dos seus elementos.
O presidente da Comissão Executiva do Hospital, João Ferreira, destacou que esta é «mais um iniciativa de envolvimento da comunidade e de aprofundamento da responsabilidade social», que a unidade de saúde tem procurado aprofundar.
«É com grande gosto que vemos esta iniciativa de uma associação de estudantes universitários, que procura espalhar o "bom vírus" da solidariedade e da transformação social, pelo que acredito que a forte comunidade universitária de Braga vai responder positivamente a mais este desafio», afirmou.
João Ferreira notou que o objetivo do Hospital «é tratar o mais depressa possível, mas depois é necessário continuar a acompanhar as crianças enquanto se encontram ainda numa fase de recuperação e de maior debilidade», pelo que a “U.Dream” «será uma grande ajuda na relação com as crianças e as suas famílias».
Também a diretora do Serviço de Pediatria do Hospital destacou «a ajuda na seleção dos que precisam de maior apoio», até porque «há casos de crianças que estão internadas vários meses».
Autor: José Carlos Lima