Três jovens da Escola Básica de 2.º e 3.º ciclo André Soares, em Braga, foram selecionados para a 6ª edição da Missão Jovens Repórteres para o Ambiente. A iniciativa está a decorrer desde quinta-feira no Jardim Zoológico de Lisboa.
Nestes quatro dias de missão, os jovens estudantes estão a realizar trabalho de campo, entrevistas, trabalho em grupo, produção de artigos e outros trabalhos de comunicação.
A temática central da reportagem será o papel dos Jardins Zoológicos na conservação "ex-situ", principalmente as oportunidades e desafios que esta conservação fora do habitat natural traz.
De acordo com o Agrupamento de Escolas André Soares, "esta missão é uma excelente oportunidade para os jovens repórteres desenvolverem as suas habilidades jornalísticas e contribuírem para a discussão sobre a conservação da biodiversidade".
Para a mais jovem repórter da comitiva da EB 2/3 André Soares, Filipa Tavares, é “uma experiência única, sendo uma oportunidade muito gratificante para todos”, revela ainda querer estar “à altura de todos os desafios que esta missão exige e representar bem a escola e Braga”.
O desafio, aberto à rede JRA e Eco-Escolas, pretende criar competências nos jovens nas áreas da investigação, recolha e tratamento da informação e comunicação, tendo em vista o desenvolvimento sustentável.
Os Jovens Repórteres para o Ambiente são uma iniciativa do programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. O objetivo é formar jovens para a comunicação ambiental e promover a participação ativa dos jovens na defesa do meio ambiente.
Autor: Redação
Três jovens da Escola André Soares são Jovens Repórteres para o Ambiente
Publicado em 18 de fevereiro de 2023, às 17:16