Com pouco mais de 10 mil euros – que não chegariam para pagar a um grande artista – a associação Acofa avança com a realização da Semana do Fado em Braga, um programa que centra «grandes expetativas» por parte dos seus responsáveis, conforme avançaram, ontem, em conferência de imprensa, realizada na Livraria 100.ª Página.
A semana toma como tema “Fado com História” e propõe-se percorrer a história desta arte que está classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Américo Camarinha e Félix Alonso foram os dois organizadores que explicaram aos jornalistas os objetivos da Semana do Fado.
A primeira edição ainda nem começou e já os mesmos responsáveis adiantam ter planos para a edição de 2018.
Esta semana será pretexto para Braga acolher a exposição itinerante do Museu do Fado (Lisboa), que ficará patente no Museu do Palácio do Raio, a partir do dia 22, e que tem por tema, propositadamente, “A História do Fado”.
No dia 25, a Casa do Professor acolhe o primeiro dos concertos e o único que imputa um custo associado, já que decorrerá durante um jantar. O tema deste concerto será “O Fado na minha voz”.
No dia 29, com o tema “O fado e a casa”, a Delegação de Braga do INATEL acolhe o segundo dos concertos.
Para o dia 30 está reservada a realização de uma tertúlia, na Casa do Professor, que versará o tema “Fado com História” e que contará com as intervenções de Tiago Torres da Silva, escritor, encenador, que escreve letras para grande número de cantores portugueses; Félix Alonso, músico, historiador do Fado e professor de aulas de Fado na Acofa; e o fadista Toni Reis.
O ciclo de concertos prossegue no dia 31 de agosto na Livraria 100.ª Página, com o tema “O Fado e os bairros”.
A Semana conclui-se, no dia 2 de setembro, no Palácio do Raio, com o concerto subordinado ao tema “O Fado aristocrático”.
«Importa aqui reviver o Fado e dar-lhe a dignidade que merece», destacou o especialista de origem espanhola Félix Alonso.
«Esta é a primeira Semana do Fado, uma iniciativa que que vamos tentar fazer progredir e que, no próximo ano, poderá surgir em moldes e com um calendário diferentes», disse Américo Camarinha, indicando não estar colocada de parte a hipótese de a Semana do Fado concluir com a gala “Braga Fado”.
Nesta edição participam os fadistas: Ana Ferreira, Bárbara Bentes, Joaquim Macedo, Jorge Gomes, Liliana Macedo, Margarida, Margarida Rocha e Toni Reis.
A acompanhar os fadistas estarão os músicos Amável Carneiro, André Teixeira, Bruno Brás, Mário Henriques, Miguel Amaral e Pedro Martins.
Autor: Álvaro Magalhães