twitter

? Rebuçadeira alimenta tradição e adoça Páscoa à porta das igrejas de Braga

? Rebuçadeira alimenta tradição e adoça Páscoa à porta das igrejas de Braga
Fotografia

Publicado em 12 de abril de 2019, às 23:42

“Rebuçados do Senhor”.

https://www.youtube.com/watch?v=yMliFrOJu7M Susana Veloso passa os dias da Quaresma à porta das igrejas de Braga a vender rebuçados da Páscoa, adoçando a boca a quem passa e alimentando uma tradição que já faz parte da identidade da cidade. “Isto dá muito trabalho, não pense que é fácil”, atira Susana Veloso, 47 anos, rebuçadeira há sete. É Susana Veloso quem faz os rebuçados, em casa, e garante que a receita é simples: é “só meter açúcar e água numa panela e pôr a cozer durante uma hora”. Depois, espalha-se a “pasta” em cima do mármore e corta-se os rebuçados, “à mão”. “Pois, é claro que há um segredo, mas esse…”, disse a rebuçadeira, com um sorriso, escusando-se a revelar pormenores. Há ainda que cortar o papel multicolorido em que se embrulham os rebuçados e “fazer as franjinhas”. Como diz Susana Veloso, “são noites e noites a dar-lhe”. De dia, monta a banca à porta das igrejas onde decorre o lausperene quaresmal, ajudando as pessoas a identificar os templos que têm “o Senhor exposto”. “São 22 igrejas que percorro ao longo da Quaresma, fico dois dias à porta de cada uma delas”, explica. Por um saquinho com 15 rebuçados, cobra um euro. Não se queixa do negócio, sobretudo nestes dias mais chegados à Semana Santa, em que a cidade espera cerca de 100 mil pessoas. “Vai-se vendendo, mas não dá para ficar rica. Enquanto puder, não deixo cair a tradição”, garante.
Uma tradição que a Comissão da Semana Santa não quer deixar morrer, tendo este ano decidido “qualificar” a presença dos vendedores dos “rebuçados do Senhor”.
Para dar visibilidade à atividade, a Comissão disponibilizou bancas, guarda-sóis e aventais personalizados, além de pequenos prospetos que são distribuídos conjuntamente com o saco de rebuçados e que contam a história da tradição. Os transeuntes olham, passam e “vão comprando”. Uns dizem que é pela tradição, outros alegam que é para dar aos netos, outros simplesmente assumem-se gulosos. “O que é doce nunca amargou. É servido?”, diz um homem “entrado na idade”, enquanto mete na boca um dos 15 “rebuçados do Senhor” que acaba de comprar.
Autor: Redação