Arranca já na próxima segunda-feira, dia 15 de março, o projeto "Livros à Tua Porta" que, tal como o nome indica, permite a entrega e recolha de publicações ao domicílio, evitando assim deslocações numa altura de confinamento e durante a qual as bibliotecas estão encerradas ao público, atendendo à entrada.
O projeto abrange, nesta fase inicial, as freguesias de S. Victor e de Sobreposta, com características completamente distintas, sendo a primeira urbana e a segunda rural, mas a intenção é que seja alargado a outras áreas que demonstrem interesse em aderir.
Um outro projeto a ter início também na segunda-feira e igualmente integrado no Plano Local de Leitura de Braga é o "Livros com Rodas", uma ideia da Junta de Freguesia de S. Victor e que abrange este território. Trata-se de uma biblioteca itinerante que vai percorrer as principais praças da freguesia às segundas, quartas e sextas-feiras, disponibilizando diversas publicações que podem ser levadas para casa pelo tempo pretendido, já que não há limite nem de tempo nem se quantidade. De 15 em 15 dias, a carrinha regressa aos mesmos espaços para entregas, trocas ou novas requisições.
Na apresentação, a vereadora do pelouro da Cultura salientou a importância destes programas na promoção de hábitos de leitura sobretudo num período «com muitos constrangimentos» como o que vivemos. «Quando há perda de rendimentos por norma há menos consumo de literatura e estes projetos permitem o acesso a livros sem gastar dinheiro», disse Lídia Dias, frisando o objetivo de tornar Braga numa cidade «cada vez mais leitora».
Autor: Rita Cunha
Projeto que entrega livros ao domicílio em S. Victor e Sobreposta
Publicado em 10 de março de 2021, às 19:12