twitter

Projeto-piloto "School Bus" minimiza trânsito junto às escolas de Braga

Projeto-piloto "School Bus" minimiza trânsito junto às escolas de Braga
Fotografia

Publicado em 28 de setembro de 2017, às 09:25

O autocarro realizou o trajeto completo entre a paragem do Minho Center e o colégio D. Diogo de Sousa, onde era aguardado por outras crianças

Chegaram à hora marcada, acompanhados pelos pais, que, com toda a confiança, os deixaram à porta do autocarro escolar onde viajariam tranquilamente até à escola.

Podia ser esta a descrição da viagem ontem realizada por uma das linhas do projeto-piloto de mobilidade escolar  "School Bus", promovido pelo Município de Braga.

Implementado desde o passado dia 18, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o projeto "School Bus" estender-se-á até amanhã, sexta-feira, dia 29, englobando seis linhas e um total de 500 alunos, até ao momento, um rácio que deverá atingir, até ao final da semana, as 700 crianças envolvidas.

A viagem de ontem, com partida na paragem junto ao Minho Center, na Avenida Robert Smith, e término no colégio D. Diogo de Sousa, contou com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que teve também a oportunidade de acompanhar as suas filhas de autocarro até à escola.

«É importante criar soluções que minimizem o impacto que os equipamentos escolares têm no contexto da mobilidade da cidade, e nomeadamente o fluxo automóvel nas zonas onde esses equipamentos estão instalados», sustentou Ricardo Rio, apontando o caso do Nó de Infias, em que «há uma componente infraestrutural, que tem de ser intervencionada, mas há obviamente também uma componente de massificação da utilização por força da presença do colégio D. Diogo, do colégio Leonardo Da Vinci e do Sá de Miranda, que são uma das principais fontes do problema, já que  as horas em que se dão os congestionamentos estão muito associadas com as do funcionamento dos equipamentos escolares».

O edil esclareceu que, no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade,  tem sido feito um esforço no sentido de criar soluções que promovam a utilização dos transportes públicos desde tenra idade, incentivando a utilização destes meios preferencialmente dentro do perímetro urbano.

A solução-piloto englobou um total de sete equipamentos escolares, nomeadamente os colégios D. Diogo de Sousa e Leonardo Da Vinci, e as escolas Sá de Miranda, Francisco Sanches, André Soares, Carlos Amarante e D. Maria II.

«Ao longo do período experimental de uma semana e meia o projeto foi registando um número muito significativo de adesões o que nos levou a prolongar o prazo de implementação e estamos certos que se tivesse continuidade no imediato iria continuar a  crescer», sustentou Ricardo Rio.

O edil elogiou sobretudo o acompanhamento de promiximidade que este transporte permite aos pais, o que lhes dá mais traquilidade que um autocarro normal, sobretudo no caso das crianças pequenas.

Por esse motivo, segundo Ricardo Rio, ultrapassada esta fase piloto, e avaliados os prós e os contras de cada um dos circuitos criados, a iniciativa será retomada em breve.

«Como hoje aconteceu, 70 carros a menos nesta zona da cidade é muito significativo e obviamente que queremos que sejam ainda mais a utilizar este tipo de soluções», afirmou.

Ricardo Rio esclareceu que o Município está ainda a avaliar como é que este modelo poderá ser financiado, mas está em aberto a possibilidade de não onerar os pais ou as entidades com estes custos. 

Segundo o vereador do Ordenamento e da Mobilidade, Miguel Bandeira, Braga «está no bom caminho», avançando que em Madrid está a ser implementado um projeto semelhante em 80 estabelecimentos escolares.

O vereador acrescentou ainda a importância de que a esta medida sejam associadas outras que  representem uma vida mais saudável, como as deslocações a pé para a escola, e o uso de transportes alternativos, como bicicletas.

Por seu turno, a vereadora da Educação, Lídia Dias, realçou que o sucesso da Semana da Mobilidade se prende muito com o facto da mensagem ser inicialmente transmitida às crianças, que posteriormente a irão transmitir aos pais.

A direção do colégio D. Diogo de Sousa elogiou em particular o projeto do "School Bus", e a satisfação das crianças da instituição que participaram neste projeto-piloto.


Autor: Carla Esteves