twitter

Investigação deve agradecer contribuição europeia

Investigação deve agradecer contribuição europeia
Fotografia

Publicado em 08 de abril de 2019, às 22:25

Comissário Carlos Moedas no Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL).

O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação defendeu, em Braga, que os investigadores devem agradecer o contributo das verbas europeias para a ciência. Carlos Moedas falava no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), na primeira cimeira de investigadores portugueses e espanhóis, com mais de 50 participantes.
«Nas experiências que tenho tido, como por exemplo, nos Prémios Nobel, os vencedores americanos agradecem primeiro à pátria, aos EUA, à fundação da ciência americana. Os europeus não sentem tanto essa necessidade».
Na abertura do evento, o responsável europeu pela ciência e investigação, disse aos cientistas presentes que «o European Research Council (ERC) só funciona graças aos impostos europeus».
«Agradeçam à Europa e digam às pessoas que, se se pode fazer ciência, foi porque a Europa vos ajudou, para que elas também vejam o que a Europa faz por elas», referiu o comissário europeu, que disse temer os impactos de uma eventual saída do Reino Unido (RU) da UE.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Alexandre Gonzaga