O grupo empresarial dst anunciou hoje que vai assumir o pagamento dos salários dos 14 trabalhadores da Companhia de Teatro de Braga (CTB) nos próximos três meses, por considerar que "um país sem cultura não sobrevive".
Em comunicado, a dst sublinha que o pagamento dos salários vai complementar o subsídio plurianual e o apoio que o grupo atribui à CTB há quase 40 anos.
O pagamento surge numa altura de dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19.
"Tornamos público este comunicado na esperança que outros encontrem uma entidade de produção de cultura para apoiar neste momento, para todos desesperado, mas muito mais desesperado para os que vão perder o que não têm. Pela nossa salvação coletiva, apoiem a cultura", acrescenta.
Para a dst, "nada resistirá (…) sem cultura e sem os profissionais da cultura".
A dst refere que, por causa da pandemia da covid-19, tem 364 trabalhadores em teletrabalho.
Diz ainda que, independentemente dos recursos colocados à disposição da indústria pelo Governo e pela banca, o grupo está em condições de garantir os salários dos seus cerca de 1.800 trabalhadores e os compromissos com fornecedores e parceiros, sem "exaurir" o Estado.
Sublinha que em fevereiro, com o "demónio a espernear", o grupo admitiu 66 trabalhadores e este mês mais 49, três dos quais hoje mesmo.
"Neste tempo devastador e imprevisível que atravessamos, assumimos um compromisso com os nossos trabalhadores: queremos chegar ao final da batalha com todos os "soldados" de pé", remata a administração do grupo.
Autor: Redação / NC
Grupo dst paga 3 meses de salários na Companhia de Teatro de Braga
Publicado em 27 de março de 2020, às 02:40