Ana Raquel Veloso considera que, em muitas situações, se pode substituir o “penso, logo existo” por “sinto, logo existo”, uma vez que «são as emoções que nos orientam e dão sentido à nossa existência».«Um trabalhador emocionalmente equilibrado é mais eficiente e produtivo, pois há menos absentismo, menos conflitos e o trabalho é feito de forma mais produtiva e eficiente, uma vez que o mesmo é capaz de encontrar mais rapidamente, e de forma mais criativa, soluções para os problemas com que diariamente se depara», declara. Ana Raquel Veloso espera que nesta nova etapa haja «espaço para ouvir o que o nosso corpo está a dizer», recordando que «as emoções carregam informações», pelo que é preciso compreender a mensagem que transmitem. «Melhorar os níveis de literacia emocional significa identificar a emoção, conseguir nomeá-la, verbalizá-la, perceber o que ela nos quer dizer e agir em conformidade», explicita. Relativamente ao início do ano letivo, esta especialista alerta que é importante criar um espaço para ouvir as crianças que agora estão a entrar para a escola, não desvalorizando as suas emoções e envolvendo-as na procura de soluções que ajudem a enfrentar a mudança pela qual estão a passar. Por vezes, ouvi-las sem críticas ou juízos de valor, um passeio tranquilizador ou permitir que levem consigo um objeto que as aconchegue e tranquilize é suficiente para as ajudar. No tocante aos profissionais do ensino, como para todos os outros, deixa o conselho que se lembrem que são seres humanos, pelo que têm de encontrar espaço para cuidarem de si, porque isso é essencial para que depois consigam cuidar dos outros. CLIB promoveu capacitação em boas práticas emocionais O CLIB – Colégio Luso Internacional de Braga promoveu uma ação de capacitação em boas práticas emocionais, transformando temporariamente o ginásio num local de descoberta e treino das emoções. A responsável pela Academia de Fitness Emocional revela ao DM que, ainda antes da pandemia, o ginásio do estabelecimento de ensino foi transformado num “ginásio de emoções”, através de um circuito com os 13 passos do Manual de Fitness Emocional, que era percorrido em forma de jogo. A informação apresentada era bilingue e com recurso a QR Code ouvia-se a leitura do manual. Depois, nas mesas dispostas no ginásio, encontrava-se informação e material para fazer os exercícios propostos. Esta atividade teve como objetivo promover a literacia emocional de forma lúdica aliada ao uso de novas tecnologias. Ana Raquel Veloso refere que este é um exemplo do trabalho que a Academia de Fitness Emocional pode desenvolver com a escolas, no sentido da implementação de boas práticas emocionais.
Autor: Luísa Teresa Ribeiro