A Fujitsu anunciou ontem que, durante este ano, serão criados em Braga entre 330 a 350 novos postos de trabalho, ultrapassando assim em cerca de 10% as expetativas que apontavam para a criação de três centenas de postos de trabalho na capital minhota. O anúncio foi feito durante a visita do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, às instalações da multinacional japonesa, no Polo de Negócios, em Lamaçães, com o objetivo de a reconhecer com o título de "embaixador empresarial".
A diretora de marketing da Fujitsu, Susana Soares, revelou que atualmente o segundo polo em Portugal do Global Delivery Center (GCC) já ultrapassou os 200 postos de trabalho e disponibiliza um serviço de suporte técnico em sete línguas diferentes, deslocando serviços de vários países para se instalarem em Braga, de maneira a responder eficazmente ao seu mercado mundial.
No início do projeto, há sensivelmente um ano a Fujitsu anunciou a criação de 300 postos de trabalho, mas as expetativas acabariam por ser superadas, prevendo-se, até ao final do ano, a celebração de uma nova etapa de investimento.
Para Susana Soares trata-se da «confirmação de uma aposta na cidade pelo capital intelectual, pelas competências linguísticas, pela formação técnica e tecnológica que existe e que não só se cumpriu como excedeu as expetativas».
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, agradeceu à Fujitsu em nome da cidade e dos bracarenses os postos de trabalho criados e as oportunidades de progressão na carreira.
«Para hoje e para o futuro, seguramente, a prioridade das prioridades do executivo municipal é termos empresas que reconhecem a capacidade da cidade, do seu talento, das qualificações das nossas pessoas e lhes dão a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente com as condições que aqui são proporcionadas. É muito importante e é também motivo de grande satisfação» afirmou.
Fujitsu constitui exemplo para outros investidores
Atribuindo o título de "embaixador empresarial" à Fujitsu, Ricardo Rio considerou a empresa como «um exemplo de sucesso que nós podemos apresentar com muito orgulho para o mundo».
«Hoje, a Fujitsu em Braga é a melhor demonstração para muitos outros potenciais investidores de que Braga vale a pena e que Braga tem aqui um potencial que vale a pena explorar», argumentou.
Segundo Ricardo Rio, a Fujitsu vai de encontro ao objetivo do Município, que passa sobretudo por «captar empresas com esta qualidade, com esta perspetiva de crescimento, que reconheçam o talento natural que existe também nesta cidade, nesta região, e que invistam também aqui».
Autor: Carla Esteves