Ao fim de três edições, sempre sob a alçada da mesma organização, o evento dedicado à cultura pop japonesa conseguiu alcançar a consolidação, impondo-se como uma iniciativa de referência a nível nacional.
Ao Parque de Exposições de Braga acorreram pessoas vindas de toda a região Norte, do Algarve, de Lisboa, de Coimbra e da zona interior do país, o que permitiu aos responsáveis afirmar que o AONIME já consegue atrair um leque variado de aficionados e de gente que quer conhecer um pouco mais a cultura do país do "sol nascente".
«Esta edição correu muito melhor do que aquilo que eu esperava. Foi fabuloso. Tivemos uma adesão que atingiu as duas mil pessoas num único dia. E cerca de 40 por cento destas pessoas veio com Cosplay», disse ao Diário do Minho Luís Pinto.
O responsável pelo evento mostrou, assim, a sua satisfação, realçando que o AONIME tem ainda margem para continuar a crescer e a impôr-se a nível nacional.
Aliás, o grande objetivo, já alcançado este ano, é inscrever o AONIME no roteiro dos eventos nacionais desta temática, como a "Comic Con", que aconte no Porto, e a Iberanime, que tem sido realizada em Lisboa e no Porto.
«A partir de agora podemos garantir que o AONIME está no roteiro deste tipo de eventos em Portugal. Não tenho qualquer dúvida», salientou Luís Pinto.
O responsável, sabendo das obras que o Parque de Exposições de Braga vai ser alvo, garantiu que o AONIME irá continuar a realizar-se neste espaço da cidade de Braga, adiantando que a próxima edição, tendo em conta a melhoria das condições físicas, vai também ser ainda melhor.
Segundo disse, nesta edição, que decorreu no sábado passado, já foram efetuados contactos para que em 2018 haja ainda mais surpresas e mais atrações por forma a fazer crescer a iniciativa e a torná-la ainda maior.
Aquilo que não irá mudar, salientou, é a duração da iniciativa. O AONIME vai continuar a ser um evento de um único dia, diferenciando-se, desta forma, dos restantes que se realizam em Portugal.
«Não sou apologista de fazer este evento em dois dias. Na minha opinião, se o fizesse estaria a estragar o AONIME. O nosso objetivo, enquanto organizadores, é proporcionar o máximo de atividades, o máximo de diversão num único dia. Prefiro que as pessoas façam tudo num dia e saiam do Parque de Exposições de Braga satisfeitas do que proporcionar-lhes um segundo dia de evento que seja aproveitado sem grande motivação. Por isso, o AONIME irá continuar a ser um evento de apenas um dia», sustentou.
Com esta opção, acrescentou ainda Luís Pinto, consegue-se ainda cativar pessoas de fora de Braga que, apesar de terem dinheiro para a viagem, poderão ter alguma dificuldade para arranjar estadia na cidade.
Este ano, realçou, vieram ao AONIME propositadamente para participar nas diversas atividades e, principalmente, nos vários concursos e torneios, como o de Cosplay, pessoas de vários pontos do país.
Uma das boas surpresas para a organização foi perceber o interesse que este evento suscitou em várias pessoas da zona interior de Portugal. «Eu nunca pensei que o interior fosse tão envolvido no "Cosplay". Estou mesmo pasmado com a adesão que temos ao "Cosplay" em Portugal», disse.
Autor: José Carlos Ferreira