Carlos Miguel Azevedo da Silva é o vencedor absoluto da segunda edição do concurso de fotografia Braga Natural, juntando uma menção honrosa a duas vitórias nas categorias do concurso e, consequentemente, um prémio de 800 euros. A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga.
O vencedor absoluto do Braga Natural foi o primeiro classificado nas categorias de Fauna Selvagem e de Flora e Fungos, categoria em que recebeu também uma menção honrosa por uma outra fotografia que submeteu à avaliação do júri.
O primeiro lugar de cada categoria vale um cheque no valor de 300 euros – com 125 euros para o 2.º lugar e 50 euros para o 3.º classificado –, enquanto as menções honrosas receberam um exemplar do livro ‘Os Bichos de Braga’. Como venceu duas categorias, Carlos Miguel Azevedo da Silva foi o vencedor absoluto do concurso e teve direito a uma majoração de 200 euros no prémio recebido.
O vencedor da segunda edição do Braga Natural afirmou que "é totalmente autodidata", aprendendo com a experiência, estudo e olhar para as fotografias tiradas por outros, o que é "uma das maneiras de me manter motivado e de aprender".
Carlos Silva explicou ao Diário do Minho que a fotografia vencedora na categoria Flora e Fungos exigiu "muito trabalho, muitas horas no terreno", gastando cerca de duas para "esperar pela luz certa, que viessem nuvens, pela melhor posição da luz para conseguir" a foto pretendida de um cogumelo de cerca de meio centímetro.
Já a fotografia que venceu a categoria Fauna Selvagem fazia parte do arquivo de Carlos, retratando uma lontra que já acompanha "há seis anos". "Já tenho centenas de fotos dela, por acaso aquela é a foto que mais gosto, estava lá perdida e, quando comecei a escolher imagens para mandar para aqui para o concurso, saltou-me à vista e enviei", disse.
O segundo prémio da categoria Fauna Selvagem foi para António Carlos Miranda Viana da Silva, enquanto o terceiro prémio foi atribuído a Sandra Rodrigues Antunes. Essa mesma concorrente foi a segunda classificada na categoria Flora e Fungos, onde o terceiro prémio foi para João Filipe da Silva Barbosa e as menções honrosas para Manuel António Pereira Fernandes e Inês Sousa Correia, além do vencedor absoluto. As menções honrosas na Fauna Selvagem foram atribuídas a André Paulo Renato Pereira Borges, Vítor Martins Diogo e Carlos Júlio da Costa Teixeira.
Na única categoria que o vencedor absoluto não conquistou – Habitats Naturais –, o primeiro e segundo prémios foram para Pedro de Oliveira Simões Esteves, enquanto o terceiro foi para André Paulo Renato Pereira Borges. As menções honrosas ficaram para Vítor Martins Diogo, Jéssica Gabriela Pais Araújo e José Luís da Rocha Pereira.
Todas as fotografias distinguidas com prémio ou menção honrosa vão fazer parte da exposição que vai estar disponível ao público no Museu dos Biscainhos, a partir do dia 21 de Março.
Os prémios foram entregues pelo vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, numa cerimónia no Salão Nobre dos Paços do Concelho que contou também com a presença de um dos vice-presidentes da Associação Empresarial de Braga, Mário Pereira.
O júri, constituído pelo fotógrafo João Manuel Araújo Ferreira, pelo biólogo Pedro Marques Alves, e pela representante da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Ana Cristina Costa, analisou 205 trabalhos a concurso, submetidos por 28 participantes.
Autor: João Pedro Quesado
Concurso de fotografia Braga Natural entrega 800 euros ao vencedor absoluto
Fotografia
Publicado em 03 de março de 2023, às 16:10