O Município de Braga estabeleceu um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários de forma a implementar no Concelho o Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco.
O "Cheque Veterinário" destina-se a famílias carenciadas do Concelho ou a quem adoptar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.
«Esta medida é o cumprimento de uma promessa eleitoral assumida pelo actual executivo. Trata-se de um mecanismo que vai permitir que as famílias carenciadas e todos os que adoptarem animais no nosso CRO, possam usufruir de tratamentos médico-veterinários aos seus animais de companhia», explicou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, após a reunião do Executivo Municipal que se realizou esta segunda-feira em Braga.
O «Cheque Veterinário» representa um investimento anual de 25 mil euros por parte do Município e tem como objectivo criar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.
A esta parceria juntaram-se várias clínicas do Concelho e o Município espera agora que mais clínicas veterinárias adiram a este protocolo.
«A juntar a este programa a Autarquia Bracarense está a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais, de forma a promovermos o bem-estar animal e a defesa da saúde pública», adiantou Ricardo Rio.
Ambulância de emergência para animais estará brevemente em funcionamento
Ainda no decorrer desta Reunião de Câmara, Ricardo Rio avançou que está para breve a entrada em funcionamento da viatura de emergência exclusiva para animais abandonados, em Braga.
O veículo irá atuar em situações de animais feridos e acidentados e será utilizado pelos Bombeiros Sapadores.
«Os Bombeiros Municipais e funcionários da AGERE já receberam formação para actuar em casos de acidentes com animais, nomeadamente atropelamentos, afogamentos ou outro tipo de acidentes. Este serviço estará brevemente em pleno funcionamento e pronto a acorrer a qualquer acidente envolvendo animais no nosso Concelho», concluiu Ricardo Rio
Autor: Redação