A Câmara de Braga e a APA assinaram hoje um ao protocolo que visa, entre outros aspectos, preparar e apresentar o processo de candidatura ao programa de financiamento comunitário para a realização da ação de reabilitação desta rede hidrográfica.
Este projeto pretende requalificação e renaturalizar rio Torto, ribeira de Panoias e ribeira de Castro e será desenvolvido no âmbito do REACT-União Europeia.
«Um mecanismo europeu que complementa o financiamento da coesão para os países da União Europeia nos primeiros e cruciais anos da recuperação após o surto de covid-19», destacou Pimenta Machado. Aliás, o reprentante desta agência ambiental deu nota do excelente trabalho que tem sido executado pela Câmara de Braga na recuperação dos cursos de água e margens, assim como a criação de praias fluviais.
O investimento total da obra é de cerca de 2,5 milhões de euros, mas o protocolo assinado reprsenta 1,5 milhões de euros e totalmente financiado pela APA.
«A reabilitação da rede hidrográfica é essencial para permitir o bom funcionamento da rede hídrica, nomeadamente, para a recuperação das condições de escoamento das linhas de água e de qualidade das massas de água, estabilização de margens e prevenção da erosão e para a consolidação da galeria ripícola, potenciando o seu valor ecológico», referiu Ricardo Rio.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira
Braga: Cerca 2,5 ME para acabar com problemas nos cursos de água Torto, Castro e Panoias

Fotografia
Publicado em 26 de novembro de 2021, às 23:07