twitter

Bracaraugustanos receberam general Agrippa em festa

Bracaraugustanos receberam general Agrippa em festa
Fotografia

Publicado em 27 de maio de 2017, às 23:14

General Marcus Agrippa agradeceu a receção e mostrou o poder do império romano

O Largo do Paço, em Braga, acolheu ontem à tarde uma das mais interessantes representações da Braga Romana: a receção do general Agrippa. Assim, uma multidão de bracaraugustanos acolheram o enviado do imperador César Augusto com um grande banquete e espetáculos.

De facto, à hora marcada, o general Marcus Agrippa chegou acompanhado de algumas das suas legiões. Uma espécie de agradecimento pela "Pax Augusta", isto é, pelo longo período de paz e segurança que se vivia no noroeste da Peninsula Ibérica 

Os locais receberam o enviado do imperador com muita comida, bebida e boa companhia. Depois das saudações e apresentações, seguiram-se os espetáculos, sobretudo com danças e luta de gladiadores.

O público presente dividiu-se entre a morte e a vida do lutador derrotado por outro gladiador. A última palavra coube ao general Marcus Agrippa, que decidiu-se pela morte.

No entanto, como em quase todas as épocas, surge também um "traidor", que atentou contra a vida do general. Foi neutralizado, e o gladiodor derrotado acabou por se salvar.

A encenação foi protagonizada principalmente pelo Grupo da Equipa Espiral, incluindo a dança.

Os gladiadores foram representados pelos "Lobos"; enquanto que a música foi da responsabilidade do grupo "Sons da Suévia". 

O Largo do Paço esteve completamete cheio, como aliás esteve quase toda a cidade de Braga no dia de ontem. Em toda a rua do Souto, junto à Sé  Catedral de Braga e Largo de S. João do Souto estavam à pinha, pelas atividades teatrais, oficinas e alimentação.

Evento termina hoje mas ainda há muito para ver

A edição 2014 termina hoje. Mas durante o dia ainda há muito para ver e participar. A começar pela Caminhada na via Romana XVII, desde a Praça Conde de Agrolongo até a Póvoa de Lanhoso. Por volta das 10h30, no Largo D. João Peculiar, o Teatro Marionetas apresenta  Romulo e Remo – O primeiro rei de Roma".

No entanto, um dos pontos altos do dia é o "Casamento Romano", às 17h00, na Praça do Município. O "Julgamento das deusas", às 16h00, no Largo D. João Peculiar, é outro momento que normalmente junta muita gente.

Mas por toda a cidade há atividades que vão surpreendendo os muitos turistas que passeiam por Braga. 

O "mercado" romano também continua aberto até ao fim do dia.


Autor: Francisco de Assis