O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma oferta diversificada de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). O plano inclui idiomas como Japonês, Russo, Árabe, Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Galego, Espanhol, Língua Gestual Portuguesa e Português como Língua Estrangeira (PLE). As inscrições decorrem até 20 de fevereiro.
Com esta oferta variada, o BabeliUM pretende munir os participantes de mais competências linguísticas, dando a conhecer alguns aspetos das diferentes culturas. A novidade deste ano é o curso especializado “Environmental English for Biologists”, que pretende auxiliar os investigadores e profissionais da área. O início das aulas está agendado para finais de fevereiro, prolongando-se até maio ou junho. Os cursos são lecionados por falantes nativos dos diversos idiomas disponibilizados, com formação e experiência de docência.
Estão também abertas as inscrições para o Curso Semestral de PLE, que é normalmente frequentado por estrangeiros de meia centena de países, incluindo Irão, Palestina, Azerbaijão, Camboja, Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia e Vietname. O objetivo é dotá-los de competências linguísticas e dar a conhecer algumas vertentes da cultura portuguesa, como a gastronomia e as artes. A formação tem uma componente letiva semanal de seis horas semanais e conta com quatro níveis de aprendizagem. O teste de diagnóstico realiza-se a 13 de fevereiro, sendo que as aulas iniciam no dia 27 do mesmo mês.
Entretanto já está a decorrer o 24.º Curso Anual de PLE, com inscritos de aproximadamente 20 países. No final da formação, os participantes serão avaliados de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Autor: