twitter

"Amor em segunda mão" ajuda nas despesas de doentes oncológicos

"Amor em segunda mão" ajuda nas despesas de doentes oncológicos
Fotografia

Publicado em 08 de outubro de 2017, às 10:19

o Largo Senhora-a-Branca coloriu-se, ontem, de um mercado com artigos em segunda mão. Dentro do "Branc'arte" incluia-se o projeto "Amor em Segunda Mão" que, com a venda de peças usadas, permitiu angariar dinheiro para ajudar mulheres e homens com cancro da mama a pagar as próteses mamárias, próteses capilares e até mesmo a medicação. 

O presidente da associação Rosa Vida, Paulo Morais referiu que este é um projeto muito recente. 

«É uma iniciativa que está a surgir na Junta de Freguesia de S. Victor. Estamos a lançar hoje (ontem) o que se chama "Amor em Segunda Mão". As utentes, muitas vezes devido aos tratamentos, deixavam de vestir muita roupa por causa das mudanças do corpo. Essa roupa era doada por elas, muitas são novas. Pensamos em usar essas roupas para angariar dinheiro», esclareceu Paulo Morais.

As peças vendidas, algumas de autor, tinham um valor simbólico.

A receita angariada pelo projeto será canalizada para o Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico, que está sediado na Junta de Freguesia de S. Victor, e que conta com vários parceiros, como a Associação Rosa Vida, o Gym Tónico e a Clínica MiM.

Dentro desta iniciativa houve também o lançamento da edição da "Pink Run", com a venda dos bilhetes e dos respetivos kits.

A "Pink Run" parte, no dia 22 de outubro, do Largo Senhora-a-Branca, como uma caminhada solidária, que visa sensibilizar a população para o cancro da mama.

Inserido nas atividades do "Outubro Rosa" está o "Desfile Rosa" que se realiza dia 14 de outubro, no Mosteiro de São Martinho de Tibães. A estilista Elsa Barreto vai desfilar a sua coleção, com a ajuda de dez mulheres que sofrem ou já sofreram uma doença oncológica.

Para a estilista «é um privilégio» pertencer à equipa deste projeto. 

«Fazer parte deste evento é o contributo que eu consigo dar, com a melhor das intenções e espero sempre que corra muito bem. Este ano há uma surpresa no desfile. Esperamos que mexa com a consciência de mais pessoas», explicou Elsa Barreto.

As dez mulheres vão desfilar com modelos profissionais e vão «vestir a camisola». «As mulheres que vão desfilar neste desfile comportam-se como modelos profissionais. Vestem mesmo a camisola», afirmou Elsa Barreto.

Para este ano estão previstas várias atividades como um "Workshop de Maquilhagem", no dia 20 de outubro, no Hospital de Braga e o "Jantar Rosa Vida" na Colunata de Eventos, no dia 13 de outubro. 

O "Outubro Rosa" em 2016 conseguiu angariar 11 419 euros e participaram cerca de 2 mil pessoas.

Este ano o projeto tem o apoio da Câmara Municipal de Braga, do Hospital de Braga, da Rosa Vida, da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Braga, do Movimento Vencer e Viver e os Agrupamentos de Centros de Saúde.

 

Autor: