A Assembleia da República acolheu, na passada quarta-feira, a audiência regimental com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, no âmbito do Orçamento do Estado para 2027. O debate ficou marcado pela intervenção do deputado do PSD, Joaquim Barbosa, dedicada aos investimentos no concelho de Braga.
Em comunicado, o parlamentar social-democrata referiu que centrou a sua intervenção na Universidade do Minho, nas residências universitárias, nos assistentes operacionais e nas obras no parque escolar.
Quanto ao ensino superior, Joaquim Barbosa explicou ter focado «o aumento da sua dotação tendo em vista os valores da inflação bem como algumas medidas importantes no sentido de antecipação de recursos próprios», exemplificando com a devolução do IVA do PRR e verbas para o ensino científico.
No alojamento, o deputado saudou a futura residência na antiga Fábrica Confiança, com mais de 700 quartos. Conforme frisou no documento, «esta residência contribui também para a diminuição dos custos de habitação em Braga, nomeadamente no tocante aos estudantes universitários», surgindo alinhada com o reforço da Ação Social Escolar.
Para o parlamentar, «tudo isto é importante para promover a igualdade de oportunidades, a inclusão e contribui para o elevador social».
Sobre a rede escolar, o deputado levou ao Parlamento a questão dos assistentes operacionais em Braga, Esposende e Barcelos. Relativamente às infraestruturas, saudou as intervenções na Frei Caetano Brandão, Trigal Santa Maria e Conservatório Calouste Gulbenkian, alertando para a inclusão futura das escolas «EB 2,3 de Gualtar, Real e Celeirós, uma vez que será necessário incluí-las na modernização do parque escolar».
Em resposta, o ministro Fernando Alexandre assegurou acompanhar de perto os assuntos da Universidade do Minho, garantindo que o custo dos quartos será coberto pela Ação Social Escolar quando necessário. Quanto aos assistentes operacionais e obras nas escolas, o governante reafirmou o compromisso de rever rácios na Lei das Finanças Locais e de manter o investimento no parque escolar.