twitter

Plano Estratégico de Desenvolvimento de Barcelos 2035 quer fixar jovens quadros e atrair empresas

Plano Estratégico de Desenvolvimento de Barcelos 2035  quer fixar jovens quadros e atrair empresas
Fotografia Francisco de Assis

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 09 de outubro de 2026, às 21:27

Documento, da autoria do docente da UMinho, João Cerejeira, foi apresentado hoje, com a presença do Secretário de Estado da Economia

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico do concelho de Barcelos para o horizonte 2026-2035 apresentado esta tarde aponta como principais metas o aproveitamento e fixação dos jovens quadros formados na região e atração de investimentos para o concelho. Elaborado por João Cerejeira, investigador da Universidade do Minho, o plano refere que o salário médio em Barcelos é de 1.267 euros, contra os 1.576 euros da média nacional, ou seja, 300 euros a menos.

O documento foi apresentado no auditório do Theatro Gil Vicente, em Barcelos; e contou com a presença dos parceiros Universidade do Minho, Universidade Politécnica do Cávado e do Ave (UPCA); bem como o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, além de outras entidades ligadas ao setor da economia.

Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara de Barcelos destacou dois objetivos principais do estudo.  «Dentro dessas metas, o que está aqui a ser pensado e que é importante que seja referido é a parceria com a UPCA, com as empresas, nesta lógica de trazer valor acrescentado, trazer conhecimento, inovação e também criar condições favoráveis à atração de investimento externo», disse Mário Constantino Lopes.