twitter

Braga apresenta mascote da Polícia Municipal no arranque do programa do Dia da Criança

Braga apresenta mascote da Polícia Municipal no arranque do programa do Dia da Criança galeria icon Ver Galeria
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 25 de maio de 2026, às 19:24

Autarquia inicia programação com mensagem centrada no direito das crianças à educação

A Câmara Municipal de Braga procedeu esta segunda-feira à abertura simbólica da programação do Dia da Criança, numa iniciativa realizada junto ao Edifício do Turismo, no centro da cidade, que reuniu cerca de uma centena de alunos do primeiro ciclo do Ensino Báscio.

Além das mensagens dirigidas às crianças, pelo vice-presidente da Câmara, Altino, Bessa, e pela vereadora da Educação, Hortense Santos, o momento ficou marcado pela apresentação pública da mascote da Polícia Municipal de Braga, uma figura em forma de raposa batizada com o nome Brávia.

Sob o lema “Cidade Amiga das Crianças”, a programação do Dia da Criança prolonga-se até ao dia 6 de junho, propondo um conjunto alargado de atividades educativas, culturais, ambientais e lúdico-recreativas em locais como o Posto de Turismo, Parque da Ponte, Museu dos Biscainhos, Quinta Pedagógica, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Fonte do Ídolo, Termas Romanas da Cividade, Museu Tesouro da Sé, Theatro Circo e várias escolas.

No arranque da programação, ontem, foi inaugurada no Posto de Turismo uma exposição dedicada aos Direitos da Criança.

Na ocasião, Altino Bessa destacou a importância de promover e salvaguardar os direitos das crianças, numa altura em que continuam a surgir notícias relacionadas com casos de maus-tratos e abusos infantis.

Num momento de interação com os alunos presentes, o autarca perguntou às crianças se sabiam quais eram os seus direitos. Entre as respostas foram enumerados vários, como o direito à habitação, o direito a brincar, o direitos à educação, o direito a ser feliz.  
De todos os citados, o autarca evidenciou particularmente o direito à educação, considerando-o essencial para o desenvolvimento das novas gerações.

«Há uma série de direitos que estão intrinsecamente ligados ao facto de ser criança, mas o direito à educação é fundamental porque proporciona aquilo que será o futuro destes jovens e ditará o seu futuro. É através da educação que criámos  melhores cidadãos, mais preparados para encarar as dificuldades da vida, mas também mais sensibilizados para asquelas que são as preocupações do ponto de vista social e ambiental», sustentou.

Amanhã, dia 27 de maio, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, entre as 10h00 e as 12h00, haverá um colóquio promovido pelo município para discutir o tema “As políticas públicas impulsionadoras dos Direitos das Crianças”.

A programação do Dia da Criança inclui exposições feitas por crianças, horas do conto, oficinas criativas, espetáculos de teatro, música e cinema, jogos didáticos, visitas a património arqueológico, visitas ao ambiente rural da Quinta pedagógica, entre outras.

Já para o dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, estão prevists várias iniciativas especiais, como uma ‘viagem’ ao tempo dos romanos em espaços arqueológicos da cidade (Fonte do Ídolo e Termas do Alto da Cividade), oficinas, espetáculos e pinturas faciaias na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e uma visita aos bastidores do Museu Tesouro da Sé.

A vereadora da Educação, Hortense Santos, destacou a importância de envolver as crianças nestas atividades propostas por vários pelouros do Município, com o objetivo aliar aprendizagem, cultura e diversão e de reforçar Braga enquanto “Cidade Amiga das Crianças”.

«Haver atividades em conjunto enriquece e torna mais forte esta programação em termos de envolvimento das crianças», acrescentou.

As atividades para as crianças são gratuitas.