O Museu dos Biscainhos acolhe este domingo, às 18h00, um concerto que marca o arranque de uma nova parceria institucional com o Museu Nacional da Música e a Associação Bonne Corde.
O protocolo estabelece uma colaboração estratégica orientada para a investigação, preservação e divulgação do património musical setecentista, com enfoque nas fontes históricas e nas práticas musicais associadas à cidade de Braga. A iniciativa pretende reforçar o conhecimento científico nesta área, ao mesmo tempo que promove a sua aproximação ao público através de diferentes formatos culturais.
No âmbito desta parceria, está previsto o desenvolvimento de concertos, residências artísticas, ações de mediação cultural, conferências e projetos de investigação musicológica. Segundo a diretora do museu, a colaboração com uma estrutura artística especializada na interpretação historicamente informada reforça o papel das parcerias institucionais na dinamização da programação cultural e na produção de conhecimento. Fátima Pereira Rolim sublinha ainda a importância de aproximar diferentes públicos do património material e imaterial.
O Museu Nacional da Música assume, aqui, um contributo relevante, quer através da participação em iniciativas conjuntas, quer pela eventual cedência de instrumentos históricos. Já o Museu dos Biscainhos reforça a sua posição como espaço de referência no Norte do país, afirmando-se como um polo de criação, investigação e programação musical, profundamente ligado à história cultural de Braga.
O concerto inaugural simboliza, assim, também um compromisso conjunto com a valorização do património musical. A entrada é gratuita, estando sujeita à lotação do espaço.
Concerto marca nova parceria cultural no Museu dos Biscainhos
Fotografia
DR
Redação
Publicado em 30 de abril de 2026, às 16:38