twitter

Reabertura do Bar Académico em Braga adiada para garantir legalidade e segurança

Reabertura do Bar Académico em Braga adiada para garantir legalidade e segurança
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 04 de fevereiro de 2026, às 11:46

A data prevista seria a próxima segunda-feira.

A reabertura do Bar Académico (BA) de Braga foi adiada, por ainda não estarem “integralmente reunidos” os requisitos de conformidade legal e as condições adequadas de funcionamento e segurança, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) refere que, por isso, e ao contrário do que estava previsto, a reabertura já não ocorrerá no dia 09 de fevereiro, data de início da Semana da Euforia, iniciativa que marca o arranque do segundo semestre.

Segundo a AAUM, ainda falta, desde logo, a aprovação, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, das medidas de autoproteção, que incluem um plano de prevenção, plano de emergência interno, formação de colaboradores, registos de manutenção e simulações de incêndio.

Estas ações, obrigatórias por lei, visam garantir a segurança contra incêndios, organizar a evacuação e assegurar a correta manutenção dos equipamentos de segurança.

Em curso estão também os processos para licenciamento do edifício e licenciamento de ruído.

“Os prazos e as etapas formais de licenciamento e de aprovação das medidas de autoproteção revelaram-se significativamente mais exigentes do que o inicialmente previsto, sobretudo quando vinculados a intervenções de caráter estrutural não contempladas na fase inicial do processo, também estas complexificadas pelos recentes tumultos meteorológicos”, acrescenta a AAUM.

O BA está fechado desde abril de 2025, depois de incidentes que culminaram com a morte de um jovem à facada, no exterior do estabelecimento.

A reabertura é contestada por um grupo de moradores, que se queixam que o funcionamento do bar viola o seu direito ao descanso, ao sossego e à segurança.

A AAUM refere que está planeada a organização de uma sessão de apresentação aos moradores do novo modelo de funcionamento do bar.

Entre as obras entretanto realizadas, a Associação Académica destaca a instalação de um sistema de videovigilância funcional, que contará com mais de 25 câmaras no interior do estabelecimento e no corredor de acesso.

O bar será de acesso exclusivo para atuais e antigos estudantes, docentes e funcionários.

A AAUM projeta construir a sua nova sede, que incluirá o BA, no campus da Universidade.