O protocolo de cooperação entre a Comissão de Proteção ao Idoso – Associação Regional do Norte e a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E., focado na prevenção dos fatores de risco associados à população idosa, foi formalizado ontem, nas instalações da Unidade Local de Saúde de Braga.
A parceria estabelecida entre as duas entidades visa promover iniciativas que reforcem as medidas de proteção e prevenção junto dos mais velhos, procurando melhorar a sua qualidade de vida e a sua plena integração comunitária. O protocolo prevê, igualmente, a criação de equipas multidisciplinares para a realização de estudos e formações na área do envelhecimento, bem como a organização conjunta de colóquios, conferências e seminários de interesse comum.
Para a CPI, «o acolhimento desta iniciativa constitui um exemplo claro da importância e do crescente interesse que as problemáticas relacionadas com o envelhecimento suscitam, de forma transversal, nos diferentes níveis de intervenção social, quer de natureza pública quer privada». «A congregação de esforços e vontades protagonizada pela Comissão de Proteção ao Idoso e pela Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E. representa uma marca relevante na agenda da solidariedade social, no que respeita à proteção dos grupos mais vulneráveis da sociedade», sublinha.