twitter

Álvaro Santos eleito o novo presidente da CCDR-Norte

Álvaro Santos eleito o novo  presidente da CCDR-Norte
Fotografia DR

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 12 de janeiro de 2026, às 22:53

António cunha falha reeleição e felicita Álvaro Santos pela vitória

Álvaro Santos é o novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte). De acordo com os resultados provisórios apurados pelo Diário do Minho, o atual presidente, António Cunha falhou a reeleição.

Em Braga, a Assembleia Municipal participou, ontem, na eleição indireta do presidente e de um dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), tendo dado a vitória a António Cunha.

O ainda presidente teve 52 votos favoráveis, contra 27 atribuídos a Álvaro Santos, candidato apoiado pelo PSD e pelo PS.

Registaram-se, ainda, quatro votos em branco.

A derrota de António Cunha foi assumida ao Diário do Minho por elementos da sua candidatura.

Esta eleição da CCDR-Norte destacou-se, a nível nacional, por ser a única no país a registar uma disputa real entre dois candidatos, enquanto, nas restantes regiões, os nomes apresentados resultaram de acordos políticos entre PSD e PS.

Engenheiro civil apresentado como especialista em habitação na campanha eleitoral de Luís Filipe Menezes (coligação PSD/CDS-PP/IL), Álvaro Santos era até agora vice-presidente da Câmara de Gaia.

Estabeleceu como prioridades da sua candidatura à CCDR-Norte «reafirmar» esta Comissão de Coordenação como «centro de planeamento estratégico regional», promover «uma gestão responsável, focada e orientada para resultados» e o reforço da «coesão territorial e demográfica da região Norte».

«Foi um bom combate pelo Norte. Sinto-me recompensado pelo resultado tão expressivo que alcancei. Agradeço a todos quantos, corajosamente, apoiaram o meu projeto. Com os diretórios partidários centrais tão fortemente empenhados,estas eleições seriam uma disputa entre David e Golias. Mas não foram. O Norte mostrou o seu carácter. Felicito o vencedor e faço votos para que o Norte prossiga um caminho de crescimento e desenvolvimento, não desistindo do combate contra o centralismo», disse António Cunha, em reação à derrota..