twitter

Paolo Benanti propõe reflexão eclesial e cultural sobre a tecnologia

Paolo Benanti propõe reflexão eclesial e cultural sobre a tecnologia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 07 de janeiro de 2026, às 16:46

Conferência no Espaço Vita marcada para 26 de janeiro.

O franciscano e bioeticista Paolo Benanti leva a conferência “O Espírito e o Algoritmo” ao Espaço Vita no dia 26 de janeiro, às 21h00. 
Num tempo em que a inteligência artificial influencia escolhas, relações e visões de futuro, Paolo Benanti propõe uma reflexão eclesial, cultural e antropológica sobre a tecnologia e o que ela revela da nossa ideia de liberdade e responsabilidade.

A pergunta central não é apenas técnica, é humana: que imagem da pessoa está a ser inscrita nos sistemas que aprendem, recomendam e decidem. Sem alarmismo nem ingenuidade, a conferência oferece critérios éticos para pensar a Inteligência Artificial (IA) e o seu impacto social. 


A partir do pensamento cristão, aponta um contributo próprio para o debate público, centrado na dignidade da pessoa e no dever de manter vivo o discernimento.
Natural de Roma, Paolo Bennati é doutorado em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana, onde leciona (assim como na LUISS) e tem-se especializado nos desafios éticos colocados pelos avanços tecnológicos, da robótica à inteligência artificial. Enquanto especialista nestas matérias, tem colaborado repetidamente com o governo italiano.
É também o principal assessor do Vaticano em ética tecnológica. A riqueza da sua reflexão fez com que fosse escolhido para integrar o Painel Científico Internacional Independente das Nações Unidas sobre IA. Foi também galardoado com o Prémio Comunicação e Cultura Paulinas 2024, por ocasião do 58.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. 
 

A entrada para esta conferência é gratuita, mas limitada à lotação do espaço. A duração prevista é de uma hora.