O Município de Braga entregou hoje, Dia de Reis, os presentes da oitava edição da iniciativa solidária “Arvore dos Sonhos”, que se revelou a maior de sempre, já que respondeu aos 163 pedidos feitos por utentes de nove Instituição Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Braga.
Na sessão de entrega, o vice-presidente da câmara de Braga enalteceu a grande adesão à iniciativa por parte da população, destacando que esta é uma das ações de solidariedade mais transversais que acontecem no município.
«Nestas oito edições da “Álvore dos Sonhos” já atribuímos cerca de 1.100 prendas. Só na edição deste ano entregamos 163. Começamos com 123, depois, como houve a procura dos cartões onde continham os pedidos e as prendas, nós pedimos mais 20 às instituições, depois como esses cartões foram também recolhidos pedimos mais 20 prensas», explicou.
Os presentes foram entregues às Instituições em frente ao posto de Turismo de Braga, com a presença de alguns utentes que não esconderam a sua alegria e satisfação quando abriram os presentes.
São IPSS que cuidam de pessoas com necessidades específicas, incluindo crianças, nomeadamente o IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social, o Centro Novais e Sousa, a APPCDM (Gualtar, São Lázaro, Fraião e Lomar), o Centro Cultural de Santo Adrião, a Fundação Bomfim e a Cruz Vermelha Portuguesa – Projeto Sem-Abrigo.
«Com esta iniciativa estamos, no fundo, a ajudar quem mais precisa, a dar-lhes um miminho. Não foi possível ser no período de Natal por uma questão logística, mas é possível agora satisfazer esses desejos», afirmou Altino Bessa.
Daniela Pinto, monitora no IRIS, enalteceu a iniciativa, referindo que os utentes ficaram «super felizes» porque receberam mais um «presentinho» para além das prendas que pediram.
«A “Arvores dos Sonhos” é a prova de que com pouco, com coisas simples, se pode tornar o outro feliz», acrescentou.
Este foi o ano em que conseguimos concretizar mais sonhos, porque houve uma maior adesão por parte da população.
Os “sonhos” (pedidos de prendas) estiveram afixados em cartões numa árvore de Natal em frente ao posto de Turismo e muitas pessoas e instituições durante a quadra natalícia retiraram os cartões e compraram os presentes para satisfazer esses sonhos: pijamas, fatos de treino, camisolas, perfumes, sapatilhas, cachecóis, bombons, peluches e até um aspirador para uma das instituições.
«Este é um ato de grande solidariedade individual por parte dos cidadãos, no fundo nós conseguimos com isto que de uma forma anónima - porque nós não sabemos quem são as pessoas que atribuem as suas prendas-, possam de alguma forma dar o seu contributo na ajuda de outros e tornando um bocadinho mais felizes estas pessoas, numa lógica de coesão social, de solidariedade», frisou Altino Bessa.
Para reforçar o caracter solidário e altruísta desta iniciativa, o autarca revelou que uma jovem que tinha levantado um cartão não pode entregar o presente porque sofreu um acidente e foi hospitalizada, mas entrou em contato com a organização para que fizessem a compra por si, tendo pago por transferência MBWay.
«Foi um ato de grande solidariedade desta jovem, até num momento difícil de estar no hospital, num pós-acidente, quis dar o seu contributo, o que é muito digno e é de louvar», notou o autarca.
A entrega dos presentes da “Arvore dos Sonhos” é realizada sempre no dia de Reis, pelo que não foi uma coincidência. Altino Bessa destacou o simbolismo deste dia e lembrou que há países em que algumas entidades fazem troca de prendas neste dia.
O autarca destacou também a mais-valia desta iniciativa do ponto de vista económico, já que cria alguma dinâmica no comércio local.








