O Programa de Voluntariado da Braga 25 foi premiado com o Troféu Português de Voluntariado, na categoria Inovação. A iniciativa foi promovida pelo Programa de Mediação da Capital Portuguesa da Cultura, numa colaboração entre a Faz Cultura, o Município de Braga e a Braga Voluntária enquanto parceira, envolvendo mais de uma centena de pessoas ao longo deste ano.
O troféu foi entregue na quarta-feira, pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, numa cerimónia que teve lugar na Maia. De acordo com o júri do Troféu Português de Voluntariado, «este projeto de voluntariado constitui-se como um eixo essencial de participação e envolvimento comunitário». A distinção deve-se ao facto de «ter concebido o voluntariado não apenas como um apoio logístico à organização de eventos». Em conjunto, as entidades envolvidas «dinamizam um programa que valoriza a participação cívica e o espírito colaborativo, ampliando o impacto da Braga 25 junto da cidade e dos seus habitantes».
Por forma a envolver a comunidade que não integra o setor cultural e artístico, o Programa de Voluntariado da Braga 25 pretendeu integrar todos aqueles que quiseram fazer parte do título de Capital Portuguesa da Cultura através de diferentes oportunidades de voluntariado que impulsionam a cidadania ativa, que ajudam a emancipar cidadãos e que proporcionam experiências de empoderamento individuais e coletivas variadas.
O programa promoveu cerca de 500 atividades, sendo no qual participaram cerca de uma centena de pessoas voluntárias, com perfis e tarefas distintas.