twitter

TIN.BRA destaca impacto de projeto inclusivo no Dia da Pessoa com Deficiência

Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de dezembro de 2025, às 10:15

Oficinas de teatro inclusivas destinam-se a crianças com ou sem necessidades de saúde especiais

O projeto “Teatro para TODOS”, promovido pela Tin.Bra – Academia de Teatro e financiado pelo Orçamento Participativo do Município de Braga 2025, assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência «com sinais claros de sucesso e forte impacto nas escolas e instituições onde já se encontra em andamento». «Com início no arranque do ano letivo, o projeto tem sido acolhido com entusiasmo por alunos, técnicos, professores e famílias, reforçando a pertinência de iniciativas artísticas que colocam a inclusão no centro das práticas educativas», avança o mentor do projeto e diretor-geral do Tin.Bra, Hugo Direito Dias. 


Enquanto Clube UNESCO, a Tin.Bra alinha esta iniciativa com os princípios da organização internacional, defendendo uma educação humanista, plural e culturalmente enriquecida. «As oficinas de teatro inclusivas, destinadas a crianças e jovens com e sem Necessidades de Saúde Especiais, procuram construir espaços de expressão, diálogo e criatividade, onde a diferença é tratada como força e não como obstáculo. A participação ativa tem revelado progressos emocionais, sociais e comunicativos em vários grupos envolvidos», realça.


O percurso do “Teatro para TODOS” estende-se até junho de 2026, culminando em apresentações inclusivas abertas às comunidades, onde se partilharão os resultados dos seus processos criativos. Em julho, está previsto um encontro final com conversas e testemunhos, reunindo formadores, instituições, técnicos e famílias para refletir sobre o impacto do projeto. A Tin.Bra manifesta já vontade de garantir continuidade a esta iniciativa nos anos seguintes, consolidando-a como referência educativa, artística e inclusiva na cidade de Braga.