twitter

CERCI Braga apresenta exposição “A Diferença Importa” nos Biscainhos

CERCI Braga apresenta exposição  “A Diferença Importa” nos Biscainhos
Fotografia DM

Redação

Publicado em 28 de novembro de 2025, às 14:55

Inauguração acontece no próximo dia 3 de dezembro, às 16h00

No próximo dia 3 de dezembro, às 16h00, a CERCI Braga inaugura, no Museu dos Biscainhos, a mostra “A Diferença Importa”: nova exposição no Museu dos Biscainhos celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. A inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, + João Rodrigues bem como de diversas entidades institucionais, culturais e sociais.A iniciativa encontra-se integrada na programação da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. A mostra estará aberta ao público entre 4 e 28 de dezembro, com entrada gratuita.

“A Diferença Importa” é um projeto artístico e social que celebra a singularidade, identidade e dignidade das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, através de um conjunto de retratos marcantes criados pelo fotógrafo João Carlos, artista galardoado e figura reconhecida na fotografia contemporânea portuguesa e internacional.

A exposição nasce de uma colaboração entre CERCI Braga e o artista, com o apoio institucional dos Museus e Monumentos de Portugal, do Museu dos Biscainhos, do Município de Braga e da plataforma cultural F/SOS – Festival Internacional de Fotografia F262 (Caldas da Rainha e Óbidos).

Os retratos apresentados convidam o público a olhar verdadeiramente para cada pessoa, para além de rótulos, diagnósticos e preconceitos.

As imagens revelam força, humor, vulnerabilidade e autenticidade — um retrato humano completo, sem filtros nem paternalismo.

“A Diferença Importa é um convite para reconhecer a humanidade presente em cada pessoa. Estes retratos são testemunhos de presença e de identidade, que desafiam estigmas e aproximam a sociedade das realidades das pessoas com deficiência”, sublinha a direção da CERCI Braga.

A exposição “A Diferença Importa” surge também no contexto da parceria entre a CERCI Braga e o Museu dos Biscainhos, que se uniram na promoção da acessibilidade cultural. No âmbito desta colaboração, dois jovens adultos da CERCI Braga encontram-se em estágio no Museu, em formação para desempenhar funções como guias turísticos, contribuindo de forma ativa para uma mediação cultural inclusiva, mais próxima, mais humana e acessível a todos os visitantes. Com esta exposição e iniciativas associadas, a CERCI Braga reafirma o seu compromisso na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no acesso equitativo à cultura.

A CERCI Braga destaca também a campanha “Sonhos a Metro”, uma iniciativa que apela ao envolvimento da comunidade,  visando a construção de um Complexo de Respostas Sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência.