No próximo dia 3 de dezembro, às 16h00, a CERCI Braga inaugura, no Museu dos Biscainhos, a mostra “A Diferença Importa”: nova exposição no Museu dos Biscainhos celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. A inauguração contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, + João Rodrigues bem como de diversas entidades institucionais, culturais e sociais.A iniciativa encontra-se integrada na programação da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura. A mostra estará aberta ao público entre 4 e 28 de dezembro, com entrada gratuita.
“A Diferença Importa” é um projeto artístico e social que celebra a singularidade, identidade e dignidade das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, através de um conjunto de retratos marcantes criados pelo fotógrafo João Carlos, artista galardoado e figura reconhecida na fotografia contemporânea portuguesa e internacional.
A exposição nasce de uma colaboração entre CERCI Braga e o artista, com o apoio institucional dos Museus e Monumentos de Portugal, do Museu dos Biscainhos, do Município de Braga e da plataforma cultural F/SOS – Festival Internacional de Fotografia F262 (Caldas da Rainha e Óbidos).
Os retratos apresentados convidam o público a olhar verdadeiramente para cada pessoa, para além de rótulos, diagnósticos e preconceitos.
As imagens revelam força, humor, vulnerabilidade e autenticidade — um retrato humano completo, sem filtros nem paternalismo.
“A Diferença Importa é um convite para reconhecer a humanidade presente em cada pessoa. Estes retratos são testemunhos de presença e de identidade, que desafiam estigmas e aproximam a sociedade das realidades das pessoas com deficiência”, sublinha a direção da CERCI Braga.
A exposição “A Diferença Importa” surge também no contexto da parceria entre a CERCI Braga e o Museu dos Biscainhos, que se uniram na promoção da acessibilidade cultural. No âmbito desta colaboração, dois jovens adultos da CERCI Braga encontram-se em estágio no Museu, em formação para desempenhar funções como guias turísticos, contribuindo de forma ativa para uma mediação cultural inclusiva, mais próxima, mais humana e acessível a todos os visitantes. Com esta exposição e iniciativas associadas, a CERCI Braga reafirma o seu compromisso na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, no acesso equitativo à cultura.
A CERCI Braga destaca também a campanha “Sonhos a Metro”, uma iniciativa que apela ao envolvimento da comunidade, visando a construção de um Complexo de Respostas Sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência.