twitter

Revista Bracara Augusta consolida modernização e «galga» fronteiras, graças à digitalização

Fotografia Avelino Lima

Francisco de Assis

Jornalista

Publicado em 03 de dezembro de 2025, às 19:57

O número 133 foi apresentado esta tarde, no lounge da Biblioteca da UMinho, que esteve cheio

A Revista Bracara Augusta já está disponível para os bracarenses, estudantes e investigadores locais, regionais e internacionais que se interessam pela vasta e riquíssima história da cidade de Braga e da região. Na apresentação do número 133, que decorreu na Biblioteca da UMinho, a nova diretora, Marta Lobo de Araújo, destacou a consolidação da «necessária e urgente» modernização da Revista, adaptada aos tempos atuais, gratuita para todos, independentemente da geografia, graças  à digitalização, destes e dos números anteriores.
Um evento que encheu  o lounge da Biblioteca, com alunos, professores, autores de artigos, entre outros responsáveis, como João Rosas, novo vice-reitor da UMinho para a Cultura, que tomou posse ontem. Francisco Mendes, Epifânia Oliveira e Porfírio Correia, estiveram na sessão e mereceram palavras de gratidão por parte de Marta Lobo.
Em conversa com os jornalistas, a diretora explicou que este número 133 «é constituído por um conjunto de 12 artigos, diversificados por várias temáticas: desde o património à história, que cobrem desde a Idade Média à Idade Contemporânea até aos nossos dias. Também, cobrem vários assuntos como religião, economia e sociedade. «E tem ainda a particularidade, que nós introduzimos no último número, de ter seis recensões. Portanto, temos livros que são recenseados por vários investigadores, nacionais e internacionais», explicou.