Depois de ajudar a consolidar o crescimento e afirmação da Universidade do Minho, (UMinho) o falecido professor Vítor Aguiar e Silva, Prémio Camões, volta a engrandecer a UMinho, agora com a doação da sua Biblioteca Particular, com mais de 12 mil livros. O momento da doação aconteceu ontem à tarde e ficou marcado por muita emoção, quer da parte da família, quer da parte da Universidade do Minho, designadamente do reitor e do diretor da Biblioteca.
Na presença de vários vice-reitores, familiares, professores, funcionários da Biblioteca da UMinho, diretoras das bibliotecas Lúcio Craveiro da Silva e Biblioteca Pública de Braga, o reitor Rui Vieira de Castro e Miguel Aguiar e Silva, assinaram simbolicamente o auto de doação da Biblioteca Particular do antigo professor de Literatura da UMinho.
Antes, falaram a filha, Joana Aguiar e Silva, vice-reitora da UMinho; Eloi Rodrigues, diretor da Biblioteca da UMinho e Rui Vieira de Castro. Um gesto de nobreza e generosidade que, espera a família, seja correspondido, cuidando de cada um dos volumes.
Vítor Aguiar e Silva volta a engrandecer a UMinho com doação de 12 mil livros à biblioteca
Fotografia
Avelino Lima
Francisco de Assis
Jornalista
Publicado em 28 de novembro de 2025, às 19:56