twitter

Jornadas da UDIPSS permitiram a partilha de ideias para o setor social

Jornadas da UDIPSS permitiram a partilha de ideias para o setor social
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 20 de novembro de 2025, às 16:28

Evento juntou técnicos de diversas instituições numa partilha de experiências para melhorar as respostas.

A União Distrital das IPSS (UDIPSS) Braga organizou ontem as suas Jornadas Sociais, no Auditório Aula Nova Prof. Manuel Isidro Alves, da Universidade Católica. O evento, muito participado, juntou técnicos e dirigentes de diversas instituições numa partilha de experiências que pemitirá melhorar as respostas dadas no setor social.
O encontro contou com  a apresentação do Serviço de Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa, por Sónia Fertuzinhos e Sameiro Tinoco Cardoso, as quais destacaram as funcionalidades do serviço, o apoio à autonomia dos utilizadores e as oportunidades de parceria para as IPSS. «Abordamos a vertente social da Cruz Vermelha, desde o botão de alarme dirigido aos mais idosos e frágeis, que o podem acionar sempre que necessário, mas também a teleassistência, que permite acompanhar as pessoas mais isoladas à distância, e o apoio domiciliário», explicou ao DM o padre José Antunes, presidente da UDIPSS Braga.


As jornadas contaram igualmente com uma conferência sobre “A importância da Comunicação e do Marketing na sustentabilidade das IPSS”, com Carlos Brito, presidente da Ordem dos Economistas – Norte e especialista em marketing e inovação, e Ricardo Gomes, consultor e estratega de comunicação que defende o marketing social como ferramenta de transformação e credibilização das instituições.
«Foi uma bela conferência que nos ajudou a ter consciência de que temos de “vender o nosso produto, ou seja, temos de ter uma imagem simples, mas bonita e atraente», referiu o responsável.


Fazendo um balanço, o padre José Antunes considerou que este encontro foi uma mais-valia para todos os participantes. «O auditório esteve cheio de técnicos e foi muito bom poder partilhar ideias e capacitar os nossos colaboradores através de uma linguagem simples e com humor», sustentou.
O evento terminou com a Assembleia Geral Ordinária, dedicada ao Programa de Ação e Orçamento para 2026, ambos aprovados por unanimidade. «É um orçamento provisional, mas dentro das contas do ano anterior penso que vamos ter um ano positivo», antecipou.