O Natal em Braga vai contar com 44 dias de animação, de 29 de novembro a 11 de janeiro. A iluminação, essa, é ligada no dia 1 de dezembro, como é habitual. O investimento, a rondar os 450 mil euros, pretende chamar as pessoas para as ruas do centro da cidade, para que a época seja vivida «de forma muito intensa», tal como explicou o presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, hoje, na apresentação do programa.
São mais de 80 espetáculos, 215 iniciativas culturais e 82 atividades familiares abarcando teatro, música, cinema, novo circo, oficinas, magia horas do conto e muita animação de rua. Nesta que foi a primeira apresentação do evento enquanto presidente da autarquia, João Rodrigues lembrou que o Natal se vive na rua e, aqui, vincou o crescimento que a cidade tem tido e a importância do espírito de comunidade nessa mesma evolução: «a nossa cidade tem crescido e vai continuar a crescer e temos de o fazer de forma saudável. Para tal, quem cá vive tem de ter sentimento de pertença e noção de que não vive sozinha. Isso só se consegue com espírito de comunidade e nada melhor que o Natal para tal», começou por referir.
João Rodrigues lembrou ainda que, apesar de vários momentos da programação natalícia extravasarem o centro histórico, é «importante que os bracarenses percebam a importância que damos ao fenómeno que o atravessa», cujas «particularidades» e «matriz» devem ser mantidas, mas não esquecendo os desafios. «a concretização destas atividades é também um bom exemplo das nossas prioridades. Temos noção que as transformações dos dias de hoje, nomeadamente no comércio, trazem desafios, mas estamos atentos a eles», garantiu.
O arranque oficial acontece no dia 1 de dezembro, às 17h30, com o concerto “Joyful, Joyful – Alegria”, do Gospel Collective, antecedendo a aguardada Cerimónia de Inauguração das Luzes de Natal, que dá as boas-vindas à época natalícia numa celebração coletiva.
Os Laboratórios de Natal, também na Avenida Central, oferecem 82 atividades dirigidas às famílias, com oficinas criativas, jogos e pinturas faciais. Um espaço dedicado à imaginação, onde se exploram materiais, cores e texturas num ambiente acolhedor que desafia os mais novos a criar e descobrir.
No dia 5 de dezembro, às 21h30, o Theatro Circo recebe o concerto da Azeituna – Tuna da Universidade do Minho, com a participação de Jorge Palma, integrando as celebrações do Dia de S. Geraldo, padroeiro de Braga.
De 6 de dezembro a 11 de janeiro, o Largo do Pópulo transforma-se num verdadeiro cenário natalício com o Natal no Pópulo. O espaço convida famílias e visitantes a desfrutar de patinagem no gelo, animação e gastronomia, num ambiente acolhedor e repleto de produtos locais.
A tradição volta a marcar presença com o Bolo-Rei Gigante, no dia 13 de dezembro, na Praça Municipal. Em parceria com a Associação Empresarial de Braga, esta iniciativa reúne quase três dezenas de pastelarias da cidade num momento de convívio e partilha, acompanhado pelos favaítos da Adega de Favaios.
No dia 14 de dezembro, pelas 16h00, as ruas do Centro Histórico recebem a grande Parada de Natal, que contará este ano com cerca de 800 participantes, a maior edição de sempre. Entre elfos, duendes, soldadinhos de chumbo, bailarinos e personagens mágicas, a cidade transforma-se num grande cenário encantado onde o espírito natalício se vive plenamente.
A música tem também um lugar de destaque com o ciclo “Viagem de Inverno”, uma programação da Sinfonietta de Braga composta por cinco concertos de música erudita — quatro no Salão Medieval da Universidade do Minho e um no Palco Braga é Natal. Já no dia 20 de dezembro, às 21h30, o concerto “Braga Fora – Coro Comunitário de Mulheres” reúne cerca de 80 cantadeiras numa performance que celebra a criação artística e o papel da mulher na cultura.
A tradição desportiva volta este ano com a 47.ª Corrida de S. Silvestre, no dia 21 de dezembro, com provas de 5 km e 10 km que percorrem algumas das principais artérias da cidade.
No dia 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 12h30, os mais pequenos poderão divertir-se no Bananeiro da Pequenada, na Avenida Central. Já no dia 28 de dezembro, às 17h00, o Theatro Circo acolhe o Espetáculo de Encerramento Braga 25 – “Entre Pedra e Bruma”, encerrando de forma memorável o ano de Capital Portuguesa da Cultura.
O mês culmina com o regresso da Passagem de Ano à Avenida Central. No dia 31 de dezembro, a festa inicia-se às 22h30 com o DJ Emídio Meireles, segue para o espetáculo de fogo de artifício à meia-noite e continua com Os Vizinhos, DJ Meninos do Rio e DJ André Salvador até às 04h00, numa noite pensada para receber 2026 com muita música e alegria.
O início do novo ano é celebrado no dia 10 de janeiro, no Forum Braga, com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra do Distrito de Braga, dirigido pelo maestro Diogo Costa. No dia seguinte, 11 de janeiro, às 15h00, também no Forum Braga, realiza-se o XXXVIII Encontro de Grupos de Reis, reunindo 11 grupos.