O projeto “Uma casinha na horta”, do Jardim de Infância da Quinta das Fontes, do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, venceu o programa “Bairro Feliz” na loja Pingo Doce - Pachancho. Depois de pesadas as moedas, foram contabilizados 40 quilos. O outro projeto concorrente, “Magia no Ecrã”, conseguiu 35,90 quilos.
Convertendo as moedas em numerário, este donativo do Pingo Doce vai permitir doar 987 euros ao projeto “Uma casinha na horta”, que visa a aquisição de uma casinha de madeira para guardar os utensílios da horta do JI, assim como de uma vedação nova, substituindo-se a atual, que já se encontra em mau estado. «Criar uma horta num jardim de infância é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças: estimula a curiosidade, ensina sobre a natureza, promove hábitos alimentares saudáveis e desenvolve habilidades sociais e cognitivas», pode ler-se na apresentação deste projeto.
À margem da divulgação do vencedor, que aconteceu ontem no Pingo Doce - Pachancho, a educadora Alzira Sousa, que coordenou a candidatura, explicou que este projeto na horta é já desenvolvido há vários anos no JI Quinta das Hortas. «Temos um espaço muito bom no exterior onde as crianças fazem algumas plantações, sementeiras, de acordo com o projeto que estamos a trabalhar. Às vezes, a partir de uma história, cria-se um projeto. Para além disso, participamos na Escola Mais Verde, da Câmara Municipal, e juntamos “dois em um”: as crianças têm contacto com a terra, com a natureza, aprendem a respeitar o ambiente, aprendem sobre alimetação saudável e sustentabilidade. Estávamos a precisar de um espaço para guardar os utensílios porque todos os anos adquirimos mais alguns. Se tivermos um espaço junto da horta onde os meninos possam colocar os utensílios, será mais fácil para desenvolverem a sua autonomia», referiu, ao Diário do Minho.