twitter

Colégio Leonard da Vinci promoveu “Livros com Superpoderes”

Colégio Leonard da Vinci promoveu “Livros com Superpoderes” galeria icon Ver Galeria
Fotografia Colégio Leonardo da Vinci

Pedro Vieira da Silva

Jornalista

Publicado em 13 de novembro de 2025, às 18:39

Semana da leitura contou com vários momentos: iniciativa solidária permitiu envio de livros para a Guiné-Bissau

O Colégio Leonardo da Vinci celebrou, entre os dias 3 e 7 de novembro, a Semana da Leitura do 2.º Ciclo, sob o inspirador tema “Livros com Superpoderes”, «uma iniciativa que procurou despertar nos alunos o poder transformador das histórias e a força que os livros têm para mudar o mundo», destaca, em nota enviada às redações, aquela instituição de ensino de Braga.

«A semana iniciou-se com uma sessão de abertura marcada pela visualização de um pequeno filme sobre o universo dos livros e o seu impacto na vida das pessoas. Seguiu-se uma reflexão conjunta, onde os alunos partilharam ideias e conclusões sobre o papel da leitura na formação pessoal e na construção de um olhar mais empático e criativo sobre o mundo. Ao longo dos dias, as atividades multiplicaram-se e envolveram toda a comunidade educativa: o atelier de fantoches, que deu vida a personagens literárias; o encontro com o autor João Pedro Mésseder, que proporcionou um diálogo inspirador sobre a magia das palavras; e a sessão “Canta uma História”, conduzida pelo professor António Castanheira, dinamizada pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, onde a música e a literatura se entrelaçaram num momento de encantamento e partilha», destaca a mesma nota.


 

Campanha solidária “Doa um Livro, Doa um Superpoder”

serviu para enviar livros para Bigene (Guiné-Bissau)

Entre todas as iniciativas, destacou-se “a campanha solidária  Doa um Livro, Doa um Superpoder”, realizada em parceria com a Associação Humanitave (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento)”, junta o CLV.

Motivados pelo verdadeiro espírito da leitura — o de ligar pessoas e mundos —, os alunos uniram-se para recolher e doar livros de histórias destinados às escolas comunitárias de Bigene, na Guiné-Bissau. 

“Cada livro doado tornou-se, simbolicamente, um superpoder partilhado: um gesto simples, mas capaz de acender a imaginação e abrir horizontes a outras crianças. (…) Para tornar a partilha ainda mais especial, todos os alunos escreveram um cartão com uma mensagem personalizada para acompanhar os livros doados, dedicando palavras de amizade, esperança e incentivo aos leitores de Bigene. Assim, cada história leva consigo não apenas páginas e letras, mas também o afeto e a generosidade de quem acredita que ler é, acima de tudo, um ato de ligação humana”, junta o CLV.

 

Podcast “Da Vinci na Onda” fechou a semana

A Semana da Leitura culminou com mais uma edição do podcast “Da Vinci na Onda”, um projeto criado pelos alunos do 2.º ciclo. «Inspirados pelas experiências da semana, os jovens redatores e locutores deram voz às suas reflexões, partilharam histórias e celebraram o poder dos livros em mais um episódio, já disponível no Instagram do Colégio Leonardo da Vinci. Mais do que uma celebração da leitura, esta foi uma semana de descobertas, emoções e partilhas— uma prova de que, quando abrimos um livro, abrimos também portas para novos mundos e novas formas de ver o nosso próprio», finaliza a nota.